Professor do Departamento de Química recebe premiação internacional

23/08/2017 - 18:51  •  Atualizado 25/08/2017 16:09

O professor Josimar Ribeiro, do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, recebeu uma premiação internacional por sua contribuição no campo da ciência e tecnologia de materiais avançados. Ribeiro integra o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Eletroquímica do Programa de Pós-Graduação em Química, e foi premiado com a “Medalha Cientista do Ano de 2017” pela Associação Internacional de Materiais Avançados (IAAM), com sede na Suécia. O pesquisador (na foto ao centro, de camisa azul, com integrantes do seu grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química) recebeu a premiação nesta quarta-feira, 23 de agosto, em cerimônia no evento European Advanced Materials Congress, realizado em Estocolmo.

“Há cerca de 10 anos, eu e meu grupo de pesquisa estamos desenvolvendo eletrocatalisadores para atuar em célula a combustível, um sistema alternativo e ambientalmente amigável de geração de energia elétrica”, explica o professor. Ele diz que esses materiais são basicamente constituídos por platina, considerado um metal nobre e de custo elevado no mercado. “A importância do resultado da pesquisa é que conseguimos diminuir a presença desse metal no catalisador, passando de 90% para 50%, ou seja, uma redução de custo da ordem de 40% e com a produção de energia mais limpa”, acrescenta Josimar Ribeiro.

Segundo ele, o resultado mostrou que, mesmo com a redução de platina, a eficiência da atividade eletrocatalítica dos materiais permaneceu praticamente a mesma. “O prêmio é um reconhecimento às pesquisas que desenvolvemos na Ufes, e indica que estamos no caminho certo para produzir energia elétrica de forma sustentável e limpa, sem agredir o meio ambiente”, sustentou. “Nossa meta é que, em futuro próximo, todos possam utilizar essa tecnologia na vida cotidiana, para a geração de energia limpa para veículos elétricos, e também em celulares, notebooks, tabletes e outros equipamentos”, completou.

Desenvolvimento

A International Association of Advanced Materials (IAAM) é uma organização internacional com foco no desenvolvimento de materiais avançados. Possui cerca de 50 mil membros de universidades, laboratórios independentes de pesquisa e de indústrias, e que se reúnem para debater o desenvolvimento de materiais avançados. É um fórum de pesquisa e de educação para o campo de materiais avançados, e que organiza conferências regulares, homenageia pesquisadores e realiza publicações científicas na área.

O professor Josimar Ribeiro é doutor em Química, com pós-doutorado pela Université de Poitiers, França, e trabalha com catalisadores para célula a combustível. Seu segundo pós-doutorado foi realizado no Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo. O pesquisador é responsável por diversos projetos científicos financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amaparo à Pesquisa e à Inovação (Fapes).

Entre eles, Ribeiro destaca o projeto de tratamento de efluente gerado pela empresa Vale, que está em estágio inicial e é uma parceria público/privada por meio de edital Fapes/Vale. O pesquisador tem 30 artigos científicos publicados e mais de 90 resumos simples e expandidos publicados e apresentados em congressos científicos. Ele é autor de nove livros didáticos, de quatro capítulos de livros e de duas patentes, é membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE) e da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (SBEE).

Texto: Luiz Vital
Foto: Arquivo pessoal