Professor Edgard Rebouças publica capítulo em livro internacional sobre mercados emergentes

06/06/2018 - 18:37  •  Atualizado 20/06/2018 10:21
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O professor do Departamento de Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças, publicou o capítulo "Grupos de Lobby nas Comunicações e Políticas de Mídia no Brasil", no livro Competitiveness in Emerging Markets: Market Dynamics in the Age of Disruptive Technologies.  A publicação, da editora Springer, é editada por Datis Khajeheian, Mike Friedrichsen e Wilfried Mödinger.

O livro aborda perspectivas diversas relativas a países emergentes, fora do eixo Europa - Estados Unidos. Além do Brasil são retratados aspectos da mídia do Peru, Polônia, Rússia, Quirguistão, Irã, Iraque e Canadá, entre outros.

Em seu capítulo, o professor Edgard trata da movimentação dos atores sociais em busca de se estabelecer um marco regulatório das comunicações no Brasil. São abordadas as ações das agências reguladoras, da classe política, das empresas de mídia, da sociedade civil organizada e de intelectuais e especialistas. "A sociedade civil e a academia querendo a democratização, os empresários querendo que não se mexa em nada e a classe política encontrando maneiras de se aproveitar da situação", explica o professor.

Edgard Rebouças destaca que a publicação reúne pesquisadores de várias áreas, como Comunicação, Administração, Economia, Sociologia, Direito e Tecnologias. "Mostra que, para compreender as atuais problemáticas, é preciso mesmo uma junção de esforços com perspectivas teóricas e metodológicas diferentes", diz.

O livro está disponível no link https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-71722-7


Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho