Professora Cristina Engel assumirá a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado

14/12/2018 - 15:50  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

A professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, Cristina Engel Alvarez, vai assumir a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Estado do Espírito Santo a partir do dia 1º de janeiro de 2019. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 14, pelo governador eleito, Renato Casagrande.

A Secretaria tem a missão de promover, coordenar, executar, monitorar e avaliar o sistema estadual de ciência, tecnologia, inovação, educação profissional e trabalho para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Estado, a fim de contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

Cristina Engel estuda a arquitetura na Antártica há mais de 30 anos, desde o seu trabalho de conclusão de curso, e vem acompanhando toda a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), atingida por um incêndio em fevereiro de 2012.

Na Ufes, a professora coordena o Laboratório de Planejamento e Projetos da Ufes (LPP), que liderou uma rede de pesquisadores do projeto denominado Arquitetura na Antártica (Arquiantar) na organização do concurso de Arquitetura para a construção da nova estação. Ela também acompanhou o processo de licitação que teve como ganhadora uma empresa chinesa, que executará a obra.

Cristina Engel também está na coordenação da rede internacional Cires – Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis, uma rede de pesquisadores, gestores municipais e de estudantes que levam à sociedade o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa e nos setores públicos. A rede possui 21 grupos provenientes de sete países - Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha e Portuga -, além de sete municípios, três empresas e 11 equipes de pesquisadores multidisciplinares, totalizando 122 pessoas envolvidas.

A professora possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade de São Paulo.

Ministério

Na última quarta-feira, 12, também foi anunciado o nome do ex-aluno de Engenharia Elétrica da Ufes, Jorge Vicente Lopes da Silva para assumir a direção do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Além de ser graduado pela Ufes, Jorge Silva é mestre em Engenharia Elétrica e Computação, e doutor em Engenharia Química, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

É pesquisador do CTI desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica, com participação em projetos com empresas.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Hélio Marchioni