Professora da Criarte vence etapa nacional do 11° Prêmio Professores do Brasil

03/12/2018 - 15:32  •  Atualizado 05/12/2018 13:37

A professora de ensino básico, técnico e tecnológico Elis Beatriz de Lima Falcão, que atua na Criarte-Ufes, foi a vencedora da etapa nacional do 11° Prêmio Professores do Brasil, na categoria Pré-Escola, com o projeto “Alfabetização na educação infantil: a dimensão simbólica da escrita”. Elis recebeu o troféu em cerimônia realizada na última quinta-feira, 29 de novembro, no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da Educação substituto, Henrique Sartori.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação voltada para a educação básica no país e tem o objetivo de reconhecer, divulgar e estimular trabalhos e práticas inovadoras e bem exitosas de profissionais de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula.

O projeto

A iniciativa premiada foi desenvolvida em 2017, com uma turma de 20 crianças entre 5 e 6 anos de idade. Segundo a professora Elis, o objetivo do projeto é possibilitar a descoberta das primeiras manifestações gráficas criadas pelos seres humanos, valorizando a escrita e os números como uma produção histórica e cultural. “Antes de utilizarmos o alfabeto, existem outras linguagens para registrar nossas ideias. Então nós inserimos as crianças em um processo de alfabetização onde a linguagem verbal não é a principal forma de expressão, mas está em diálogo com diferentes linguagens, como a corporal, musical, o desenho, a oralidade”, explicou a professora.

Elis destaca ainda que o projeto é fruto dos seus estudos desenvolvidos na Ufes desde a época da graduação em Pedagogia. “Com esse projeto consigo ver, na prática, tudo o que estudei na Ufes”, ressaltou Elis, que também é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes).

No desenvolvimento do projeto, a professora conta com a parceria da auxiliar de turma Lorrana Nobre e dos monitores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Música, Pedro Natalli e Marcelo Coutinho.