Professora da Espanha ministra curso sobre Antropologia da Alimentação

08/07/2015 - 18:26  •  Atualizado 09/07/2015 18:38
Compartilhe

A professora da Universidade Autónoma de Madrid, Pilar Montero, vai ministrar no campus de Maruípe, entre os dias 13 e 16 de julho, o curso “Antropologia da Alimentação”. Com carga horária de 15 horas, o curso tem o objetivo de abordar a relação entre a antropologia e a alimentação, discutindo os temas sob diferentes perspectivas teóricas e práticas.

Essas atividades fazem parte do projeto “Saúde, alimentação e nutrição: da biologia à determinação social”, coordenado pela professora Maria del Carmen Bisi Molina, do Departamento de Educação Integrada em Saúde, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A professora já esteve na Ufes, na última segunda-feira, 6, para participar de uma pesquisa sobre nutrição, que está sendo desenvolvida  junto ao Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde de População (Pensa).  A pesquisadora retorna à Espanha no dia 19 de julho.

Diagnóstico

O Pensa é um grupo multidisciplinar, formado por professores do curso de Nutrição da Ufes, que desenvolve estudos sobre nutrição, atividade física e saúde de populações. A temática central é o diagnóstico populacional, incluindo os determinantes socioeconômicos, culturais e biológicos, em especial, a obesidade e a hipertensão arterial.

Estudos sobre nutrição relacionada à saúde de crianças em diferentes cenários também são desenvolvidos pelo Grupo, além de investigações de validação de métodos e instrumentos de coleta de dados para estudos populacionais de grupos etários específicos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3335.7146.

Texto: Jorge Medina
Edição:Thereza Marinho