Professora da Ufes é eleita para a Academia Brasileira de Ciências

03/12/2019 - 18:28  •  Atualizado 01/11/2022 09:16
Compartilhe

A professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes Taissa Rodrigues Marques da Silva foi eleita como membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências. A votação em assembleia geral dos membros titulares da ABC aconteceu nesta terça-feira, 3. A posse ainda não tem data marcada, mas acontecerá em simpósios científicos regionais promovidos pela ABC.

De acordo com o estatuto da entidade, a categoria Afiliados reúne cientistas até 40 anos que ficam vinculados à Academia por cinco anos. A indicação dos candidatos é feita pelos membros titulares. A ABC desenvolve um trabalho de excelência no fomento à ciência, promovendo congressos, reuniões e editando periódicos.

“É uma grande felicidade ter sido indicada e eleita como membro afiliada. E para a Ufes, significa muito estar representada numa Academia renomada, com fundamental contribuição para o universo da pesquisa científica”, afirma a professora Taissa Rodrigues.

Pesquisa na Alemanha

Outra boa notícia recebida nesta terça-feira foi a aprovação de Taissa Rodrigues no programa de bolsas para pesquisa Capes-Humboldt. Ela, que atua na área de paleontologia, pretende pesquisar a formação de fósseis no depósito de Solnhofen, no sul da Alemanha, onde havia uma grande laguna, recifes, répteis marinhos, voadores e dinossauros. 

Em 2017, a professora integrou uma equipe de pesquisadores brasileiros e chineses que estudaram 215 ovos de Pterossauros incrustados em um bloco de arenito de aproximadamente 3 metros quadrados, encontrado no deserto de Gobi, na China. Essa foi a maior descoberta em relação à quantidade de ovos de Pterossauros (répteis voadores pré-históricos que viveram entre 220 milhões e 65 milhões de anos) encontrada nessa região.

 

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho