Professora do curso de Nutrição é premiada em XI Fórum da Longevidade

10/11/2016 - 11:35  •  Atualizado 11/11/2016 18:25
Compartilhe

A tese de doutorado da professora do curso de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, Geralda Gillian Silva Sena (na foto, a terceira da esquerda para a direita), recebeu o prêmio de melhor pesquisa em longevidade. A cerimônia de entrega aconteceu durante o XI Fórum da Longevidade, realizado em São Paulo, em outubro. Ao todo, 77 trabalhos estavam concorrendo ao prêmio.

A professora Gillian investigou os Biomarcadores da Longevidade Humana. O objetivo foi identificar os possíveis biomarcadores genéticos, de dano oxidativo e genômico da longevidade humana em uma população idosa da Grande Vitória.

“Os resultados foram promissores e sugeriam uma associação entre características genéticas, estilo de vida, dados clínicos e medidas das diversas partes do corpo com a extensão do tempo de vida de cada indivíduo. Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho”, ressalta a pesquisadora.

A professora enfatiza que, no Brasil, as pesquisas sobre longevidade humana ainda são escassas, concentrando-se apenas nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. No Espírito Santo, essa foi a primeira pesquisa envolvendo uma amostra considerável e gerou dados inéditos. O estudo, segundo a pesquisadora, vai possibilitar um avanço nas pesquisas relativas à prevenção e à redução de doenças que acompanham durante a vida das pessoas.


Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho