Professora Patrícia Machado Bueno Fernandes recebe título de Cidadã Espírito-Santense

08/12/2016 - 17:35  •  Atualizado 08/12/2016 17:35

A professora Patrícia Machado Bueno Fernandes, do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, recebeu nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o título de Cidadã Espírito-Santense. A proposta foi feita pelo deputado estadual Bruno Lamas, que ressaltou os relevantes serviços prestados pela professora à sociedade nas áreas de Bioquímica e Biotecnologia, colaborando com o desenvolvimento do estado e do País.

Patrícia Machado Fernandes é doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela universidade americana Princeton University. Em 2011, fez pós-doutorado também nos Estados Unidos, onde atuou entre os anos 90 e 92 no Scripps Clinic & Research Foundation.

Na Ufes, a professora coordena acordos de cooperação internacional e preside a Comissão Interna de Biossegurança, além de supervisionar estudantes doutores em estágio de pós-doutoramento e orientar alunos de doutorado, mestrado e de iniciação científica nas áreas de Biotecnologia, Bioquímica e Biologia Molecular.

Patrícia Fernandes também é membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e possui artigos publicados em diversos periódicos internacionais, trabalhos em anais e capítulos de livros.

Texto: Jorge Medina