Professores da Ufes estão entre os vencedores de programa de pesquisa do Google

25/08/2017 - 16:15  •  Atualizado 28/08/2017 18:07

Pelo quinto ano seguido, o Google anunciou nesta quinta-feira, 24, uma nova classe de 27 pesquisadores da América Latina na área de Ciência da Computação que receberão, ao longo dos próximos 12 meses, aproximadamente R$ 2 milhões para avançar seus estudos. Destes 27 pesquisadores, dois são da Ufes: os professores do Departamento de Engenharia Elétrica Anselmo Frizera Neto e Teodiano Freire Bastos Filho.

O nome dos vencedores do prêmio Latin American Research Awards (LARA) foi anunciado pela primeira vez no Campus São Paulo, espaço do Google para empreendedores. Durante o evento, foi promovida uma ampla discussão entre os acadêmicos agraciados, a comunidade de startups e dirigentes de instituições de pesquisa sobre um dos grandes motores para a inovação: a aproximação entre a academia e a comunidade de empreendedores.

O projeto apresentado pelo professor Anselmo, intitulado Ambiente de interação multimodal baseado em visão computacional e dispositivo robótico para auxiliar o diagnóstico de crianças com transtorno do espectro de autismo, foi um dos quatro selecionados para apresentação oral no evento (foto). Neste projeto, o professor contou com a parceria do doutorando Andrés Alberto Ramírez-Duque.

Já o projeto apresentado pelo professor Teodiano Freire Bastos Filho, com a participação do doutorando Alexandre Luís Cardoso Bissol, abordou o tema Domótica de Assistência Multimodal, incluindo Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Submissões

Este ano, o prêmio recebeu 281 submissões, projetos oriundos de nove países da América Latina. Segundo a organização do programa, o crescimento do número de pesquisadores na região investindo em aprendizagem de máquina, campo de estudo que permite ensinar computadores a aprender sem que estes sejam explicitamente programados, é notável e extremamente positivo. Dos 27 projetos escolhidos, 14 utilizam aprendizagem de máquina.

Desde que foi lançado, em 2013, - já beneficiou 46 projetos, e mais de 100 pesquisadores, entre estudantes de pós-graduação e orientadores.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Google Brasil
Foto: Arquivo pessoal do professor Anselmo Frizera