Professores da Ufes se destacam em Congresso Brasileiro de Anatomia

28/07/2016 - 18:13  •  Atualizado 05/08/2016 15:09
Compartilhe

Os professores Carlos Rueff e Athelson Bittencourt, do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, foram destaque no XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, realizado na cidade de Natal entre os dias 20 e 23 de julho. O Congresso reuniu os principais especialistas brasileiros de Anatomia.

O professor Carlos Rueff (foto) proferiu duas palestras na área da Educação em Morfologia intituladas: “Entendendo a pós-graduação: o quê é e como chego lá?” e "Estratégias motivadoras nas atividades de Ensino em Anatomia". Participou ainda de uma mesa redonda sobre Educação em Morfologia, onde falou sobre "Ensino em morfologia: desafios, inovações e experiências de sucesso". Rueff  também teve dois trabalhos aprovados e apresentados no Congresso, um na área de Educação e outro, em conjunto com a professora Juliana Hott, também do Departamento de Morfologia, sobre Anatomia Macroscópica Clínica.

Já o professor Athelson proferiu a palestra "Museu de Ciências: uma vocação da anatomia" e ministrou o minicurso “Plastinação: uma tecnologia possível no Brasil”. Além disso, levou para o evento  a exposição “O Admirável Corpo Humano”, que recebeu destaque dos veículos locais de comunicação. As peças fazem parte do acervo do Museu de Ciências da Vida (MCV) da Ufes e foram plastinadas no Laboratório de Plastinação da Ufes.

A plastinação é uma técnica que utiliza resina para a preservação de espécimes biológicos, fazendo com que o público tenha uma visão mais próxima do real de um corpo em vida. A técnica faz com que as peças não exalem odor desagradável e tenham maior durabilidade. O Laboratório de Plastinação da Ufes também tem o objetivo de  expandir essa técnica para todo o país, com o objetivo de popularizar o conhecimento sobre anatomia.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho