Professores do CCS realizam mostra sobre metodologias de ensino

22/10/2018 - 17:12  •  Atualizado 24/10/2018 17:34

Com o objetivo de apresentar para a comunidade acadêmica da Universidade as metodologias ativas utilizadas no processo ensino-aprendizagem dos cursos ministrados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), professores e pesquisadores da área de saúde da Ufes participarão da 1ª Mostra de Metodologias Ativas do CCS.

O evento será realizado no dia 30 de outubro, pela manhã no Auditório do Programa de Pós-Graduação em de Saúde Coletiva, no prédio da Enfermagem; e à tarde no Auditório Rosa Maria Paranhos. (Veja programação abaixo).

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScV66diZrRf-UiX8yR1vJArz473D566oylkhBM9pOQ0VOCxjw/viewform .

Com o tema “Aprender para ensinar”, a Mostra reunirá docentes que terão a oportunidade de conhecer as metodologias de ensino já utilizadas no CCS, além de propor a criação de um fórum permanente para compartilhamento de metodologias e práticas no ensino na área da saúde. A programação inclui mesa redonda, oficinas e palestras com professores que apresentarão suas metodologias de ensino.

O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio à Docência do CCS (Nad-CCS) e é destinado aos docentes da Universidade que atuam em cursos na área da saúde.

O Nad-CCS é um espaço para debate do uso de metodologias no ensino de saúde na Ufes e no estado do Espírito Santo. Mais informações estão disponíveis no site apoioadocencia.ufes.br/ .

Programação:

8h – Recepção - Auditório de Saúde Coletiva
8h15 – Abertura do evento.
8h30 – Oficina com Pedro Hebert Onofre (Aprendizagem baseado em equipe).
12h30 – Intervalo.

14h - Professora Halina Duarte – Uma estratégia de sala de aula invertida com o aplicativo Plickers - Auditório Rosa Maria Paranhos
14h15 – Professora Grace Kelly – Júri simulado como estratégia para o ensino da ética profissional.
14h30 – Professora Ana Paula Bittencourt – Integração farmacologia-semiologia em enfermagem.
14h45 – Professora Liliana Barros – Ativando o ensino em estomatologia.
15h – Professora Adriana Leão – Integração teórico-prática ensino serviço.
15h15 – Mesa redonda (cinco metodologias).
15h45 – Professor Valério Barauna  -  Uso do aplicativo Socrative.
16h – Professora Karina Tonini – Uso do aplicativo Kahoo.it.
16h15 – Professora Nazaré Bissoli – Introdução de metodologia ativas na disciplina de farmacologia do curso de Odontologia: um foco nas simulações.
16h30 – Professor Leonardo dos Santos – Sessão científica.
16hh45 – Mesa redonda (quatro metodologias).

Texto: Jorge Medina