Professores e estudantes da Ufes representam o ES no Fórum Social Mundial, em Salvador

16/03/2018 - 15:20  •  Atualizado 19/03/2018 07:52

Uma delegação formada por estudantes e docentes da Ufes, além de representantes de movimentos sociais, estão representando o Espírito Santo no Fórum Social Mundial que acontece na cidade de Salvador, Bahia, até este sábado, 17. O Fórum deste ano aborda o tema “Resistir é criar, resistir é transformar!” e debate assuntos como Comunicação e Mídia Livre, Migrações e Democratização da Economia. Também faz parte da programação a marcha “Vidas Negras Importam”.

O grupo que representa a Universidade no Fórum conta com membros da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab-Ufes).

Segundo os organizadores do evento, as discussões reúnem eixos temáticos para contribuir com o processo de mobilização e articulação das resistências entre si.

O Fórum Social Mundial surgiu em 2001, em Porto Alegre,  como forma de oposição e debate aos temas tratados no Fórum Econômico Mundial que ocorria no mesmo período, na Suíça. Após ser sediado por quatro anos consecutivos nessa cidade brasileira, o Fórum percorreu o mundo inteiro e retornou este ano ao território brasileiro, desta vez, na Bahia.

Texto: Nábila Corrêa