Professores e estudantes da Ufes tomam posse na Comissão Justiça e Paz

24/08/2015 - 16:19  •  Atualizado 25/08/2015 17:24
Seis membros da comunidade universitária integram a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória (CJP), que tomou posse neste domingo, 23, em solenidade realizada às 18 horas, na igreja São Gonçalo, no centro de Vitória. Os membros da CJP têm um mandato de três anos.

A comissão é formada por 14 membros que vão atuar em áreas de risco social, onde há maior ameaça à garantia dos direitos humanos e à justiça. Os membros da Ufes que compõem a comissão são os professores Luiz Antônio Dagiós (Filosofia),  Maurício Abdalla (Filosofia), Patrícia Pavesi (Ciências Sociais) e Vanda Valadão (Serviço Social), e os estudantes Vinícius Tomaz Fernandes  (Ciências Sociais) e Vítor César Noronha (Filosofia).

“A CJP nasceu depois do Concílio Vaticano II e é formada por leigos. Ela teve uma atuação forte durante o regime militar, tanto na defesa jurídica das pessoas perseguidas, quanto no apoio aos seus familiares. Atualmente, a comissão tem contribuído para os trabalhos da Comissão da Verdade. Termos pessoas da Ufes nesta comissão é o reconhecimento do compromisso da Universidade na defesa do direito e da justiça”, afirma o professor do Departamento de Filosofia e doutor em Ciências da Religião, Edebrande Cavalieri.

O professor lembrou ainda que não é necessário ser católico para fazer parte da comissão. “A luta pelos direitos humanos transcende a crença religiosa”, destaca.

Os outros membros da CJP são Ana Rita Esgario, Bruno de Souza Toledo, Izanildo Sabino, João José Barbosa Sana, Júlio Pagotto, Renata Carminatti, Ricardo Gobbi Filho, Irmã Rita Cola e Sérgio Zavaris.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Arquidiocese de Vitória