Professores lançam coletânea de textos com base no curso livre que abordou o golpe de 2016

28/03/2019 - 16:07  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Durante o curso livre O Golpe de 2016 e a democracia no Brasil e na América Latina, ministrado na Ufes entre abril e junho de 2018, produziu-se uma coletânea de textos que deu origem ao livro Foi golpe! O Brasil de 2016 em análise, que será lançado nesta sexta-feira, 29, às 19 horas, no bar Cochicho da Penha, localizado na avenida Anísio Fernandes Coelho, no bairro de Jardim da Penha.

O curso foi ministrado por professores de diversos departamentos da Universidade com o objetivo de promover uma reflexão sobre o processo político ocorrido no Brasil em 2016, que culminou com o impeachment da presidente Dilma Roussef.

As aulas abordaram conteúdos como o conceito de golpe parlamentar; o direito à informação, memória e reparação; o papel da mídia e a crise política no Brasil nos anos 2000; e o golpe de Estado, a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio; entre outros.

Segundo os organizadores – a professora do Departamento de Educação Ana Carolina Galvão Marsiglia, e os professores do Departamento de Línguas e Letras Junia Zaidan e Wilberth Salgueiro – o livro tem a proposta de abordar “a aguda crise política brasileira, em um momento de sensível degradação do espaço público de debate no país” e “contribuir para que o leitor tenha informações e análises que lhe permitam exercer o direito da reflexão e da resistência, que hoje está notadamente ameaçado de sequestro”.

Também contribuíram para a elaboração da obra o professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) Luis Felipe Miguel, e os professores da Ufes André Ricardo Valle Vasco Pereira (História), Mauro Petersen Domingues (Ciências Sociais), Marcelo Barreira (Filosofia), Gaspar Paz (Arte e Música), Lívia de Cássia Godoi Moraes (Ciências Sociais), Camila Mattos da Costa (Arquivologia e Ciência da Informação), Maria Amélia Dalvi (Educação e Literatura), Daniela Zanetti (Comunicação Social), Juliana Pereira Rageteles Gomes (Educação) e Rosemeire dos Santos Brito (Educação e Sociologia).

O livro será vendido por R$ 25.