Prograd encerra ações formativas de 2023 com a participação de 730 docentes

19/12/2023 - 12:13  •  Atualizado 20/12/2023 17:56

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) concluiu este mês mais um ciclo de ações formativas para docentes universitários, realizadas durante os dois semestres letivos do ano de 2023. As ações neste ano se relacionaram diretamente ao Programa Permanecer e Concluir, com o objetivo de fomentar melhorias e práticas transformadoras nos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação da Ufes, em favor da permanência de estudantes nesse contexto.

Segundo dados da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico (DDP/Prograd), ao longo do ano foram realizadas 28 ações formativas, envolvendo a participação ativa de 730 pessoas. “Foram momentos significativos de formação contínua e reflexões didático-pedagógicas, criando oportunidades para pensar a reconstrução de práticas de ensino-aprendizagem em espaços de compartilhamento de narrativas e experiências pedagógicas”, afirma a diretora de Desenvolvimento Pedagógico  da Prograd, Kalline Aroeira.

Ela explica que cada uma das 28 ações formativas foi planejada para abordar temas pedagógicos na educação superior, utilizando-se como principal estratégia a realização de encontros formativos em cada Centro de Ensino, sendo um em cada semestre, além de oficinas pedagógicas e encontros com cursos específicos. “Nesses encontros, os docentes tiveram a chance de problematizar experiências, pensar sobre a docência e, de forma coletiva, refletir sobre possibilidades e os desafios dos processos de ensinar e aprender na universidade pública”, destaca.

O Programa Permanecer e Concluir tem como objetivo principal ampliar a política de acesso aos cursos de graduação e a permanência estudantil, por meio de ações construídas com a participação da Prograd, dos colegiados, das direções dos centros de ensino, das coordenações de cursos e dos docentes e discentes. As ações formativas para docentes da educação superior é uma das importantes ações relacionadas por esse Programa.

Desenvolvimento profissional

Os Ciclos de Encontros Formativos da Prograd tiveram início em 2017, visando a colaborar e promover continuamente o desenvolvimento profissional dos docentes da Ufes, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e as propostas pedagógicas dos cursos de graduação. A iniciativa, que promove discussões sobre a docência no ensino superior e estimula a construção de práticas de ensino-aprendizagem inovadoras, tem colaborado, nos últimos anos, para promover a partilha de vivências, de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem e análises sobre o complexo processo da docência universitária.

“Reafirmamos a relevância da formação contínua de docentes de ensino superior, na direção de uma educação superior de melhor qualidade e engajada socialmente”, ressalta Kalline Aroeira.

Com informações e fotos da Prograd.