Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) abre dez vagas. Inscrições até o dia 21

10/06/2019 - 11:57  •  Atualizado 12/06/2019 15:12

O Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) está com inscrições abertas para dez vagas vinculadas aos programas de pós-graduação em Química, Engenharia Elétrica, Física, Engenharia Mecânica e Informática.

O DAI é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), direcionado a fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, denominadas Empresas Parceiras. O propósito do DAI é contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no país, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.

Inscrições

Os interessados deverão ter diploma de pós-graduação stricto sensu ou ata de defesa pública de mestrado. As demais informações sobre o processo de inscrição está discriminado no edital anexado abaixo.

O processo de seleção será conduzido pelos PPGs aderentes ao DAI, sob supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Os selecionados desenvolverão suas teses como estudantes regulares em um dos cursos de pós-graduação mencionados acima, recebendo orientação e coorientação acadêmica de docentes desses PPGs (do mesmo ou de outro curso, dependendo da afinidade temática), além da supervisão de um agente no âmbito da Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado estará obrigatoriamente relacionado. A expectativa é que, ao final do curso, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial público/privado capixaba.

Mais informações estão disponíveis no edital anexado abaixo e no site prppg.ufes.br.

Texto: Nábila Corrêa