Programa de Pós-Graduação em Política Social comemora 100 dissertações

26/04/2016 - 18:01  •  Atualizado 28/04/2016 19:03

Em comemoração à marca de 100 defesas de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Ufes (PPGPS/Ufes) realiza nesta quarta-feira, 27, às 16 horas, no auditório Labpetro, no campus de Goiabeiras, o evento "Tendências e Desafios da Pós-Graduação na Área de Serviço Social”.

O evento contará com a participação de professoras e pesquisadoras da área, entre elas Berenice Rojas Couto, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Ademir Silva, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Valéria Forti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Ana Vieira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Maria Lúcia Teixeira Garcia, do PGPS/Ufes e coordenadora da área de Serviço Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O encontro pretende ser um espaço de troca de conhecimentos, experiências e de debate sobre as principais questões relacionadas aos desafios da Pós-Graduação no Brasil. De acordo com a coordenadora do PPGPS/Ufes, Vanda de Aguiar Valadão, 100 dissertações é um indicador acadêmico muito importante e merece ser comemorado.

“Os resultados do Programa se devem ao seu aguerrido corpo docente e discente, a um processo de solidariedade e superação coletivas de dificuldades e desafios e a certa dose de resistência ativa a cenários recessivos e regressivos que impõem cortes e congelamento de verbas e recursos diversos, impondo múltiplas dificuldades a uma vida longa, produtiva e de qualidade à pós-graduação no País”, afirma Vanda Valadão.

População de rua

A 100ª dissertação do Programa de Pós-Graduação em Política Social foi defendida nesta terça-feira, dia 26, pela mestranda Verônica Marins Tiengo sob a orientação do professor Maurício de Souza Sabadini.

A dissertação, que teve como tema "População em Situação de Rua: o fruto necessário à reprodução capitalista e a funcionalidade do trabalho informal”, buscou estabelecer, por meio de uma pesquisa documental, a relação entre a população em situação de rua e o trabalho informal, no contexto do processo de acumulação capitalista.

Além do professor orientador, a banca examinadora foi composta pelas professoras Lívia de Cássia Godoi Moraes (Ufes) e Jane Cruz Prates, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Texto: Letícia Nassar