Laço rosa em adesão à campanha de prevenção ao câncer de mama

Programa de Pós-Graduação em Linguística abre em outubro inscrições para mestrado

Começam no dia 8 de outubro as inscrições para o mestrado acadêmico em Estudos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da Ufes. Os candidatos podem escolher uma das três linhas de pesquisa oferecidas pelo curso: Estudos analítico-descritivos da linguagem; Estudos sobre texto e discurso; e Estudos em linguística aplicada. O início das aulas será em março de 2019.

No total são 21 vagas ofertadas, distribuídas por professor e por linhas de pesquisa. As vagas são destinadas a candidatos que cursaram graduação em Letras/Linguísticas e suas áreas afins: Artes, Biblioteconomia, Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, Fonoaudiologia, História, Psicologia, Relações Internacionais e Educação. Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

Língua estrangeira

Os interessados deverão apresentar proficiência nas línguas espanhola, francesa, inglesa ou italiana. Serão aceitos os certificados de proficiência emitidos pelo Núcleo de Línguas da Ufes (www.nucleodelinguas.ufes.br) na forma de Declaração de Desempenho Individual, desde que comprovem um aproveitamento de, no mínimo, 60% no exame de proficiência de leitura em língua estrangeira. Todas as informações e demais providências relativas à Declaração de Desempenho Individual em Língua Estrangeira deverão ser buscadas junto à secretaria do Núcleo de Línguas/Ufes, presencialmente ou por meio do endereço eletrônico (www.nucleodelinguas.ufes.br), nas datas previstas, de acordo com o cronograma de provas de proficiência de leitura em língua estrangeira, especificado em edital próprio, publicado pelo Núcleo de Línguas.

Também serão aceitos os Certificados de Proficiência em Língua Estrangeira (espanhol, francês, italiano ou inglês) emitidos por instituições reconhecidas específicas (DELE ou CELU, nível B2 ou acima, para o espanhol; DELF B2, ou DALF C1 ou C2, no caso do francês; CILS2 e CELI 3, nível B2, para o italiano; e Cambridge – níveis FCE, CAE ou CPE; TOEFL níveis correspondentes ao B2, C1 ou C2 (QCE) no caso do inglês). Outros exames de proficiência, emitidos por outras instituições, serão analisados pela Comissão de Seleção, podendo ser aceitos ou não.

Os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição nas etapas do processo seletivo organizadas pelo PPGEL deverão comprovar insuficiência de recursos financeiros; para tanto, devem encaminhar requerimento de isenção da taxa de inscrição à Coordenação do PPGEL, protocolando-o na Secretaria Integrada de Programas de Pós-Graduação (SIP), no período de 9 a 16 de outubro de 2018.

A seleção será realizada em três etapas: prova dissertativa de conhecimentos de Linguística, análise do anteprojeto de pesquisa e entrevista oral sobre o anteprojeto submetido. Confira no edital em anexo todas as informações a respeito das inscrições, tais como prazos, documentações, formulários e locais de prova.

Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.