Programa Institucional de Iniciação Científica bate recorde de inscrições

22/05/2019 - 17:39  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes registrou um aumento de 35% no número de inscrições em 2019, com mais de 1.400 inscritos. O programa está oferecendo 542 bolsas para estudantes de graduação participarem de projetos de pesquisa, sempre orientados por professores da Universidade. Cada bolsista contemplado receberá R$ 400 por mês, durante 12 meses, com início em agosto de 2019 e término em julho de 2020. A divulgação do resultado final com a lista dos bolsistas selecionados será publicada em 10 de julho.

O objetivo do Programa é incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentem bom desempenho acadêmico, preparando-os para a pós-graduação e para melhor atuação no mercado de trabalho.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Fábio Partelli, destacou que até esperava um aumento das inscrições em função da divulgação realizada, mas a quantidade de inscritos superou as expectativas. "A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes, nós da PRPPG e a Secretaria de Comunicação da Ufes foram fundamentais. A divulgação do PIIC foi planejada e o resultado está aí. Só tenho que agradecer a esses parceiros. Agora é avaliar os projetos inscritos e divulgar o resultado final", afirmou Partelli.

O diretor afirmou ainda que, apesar dos cortes anunciados pelo Governo Federal no orçamento das universidades, não há informações sobre cortes no PIIC: “Nosso cronograma segue normal. Vamos avaliar os projetos e conceder as bolsas aos estudantes. Esse é um projeto fundamental para formar os futuros pesquisadores do país e que não pode parar".

Modalidades

Existem duas modalidades de participação no PIIC: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). A diferença entre eles é que, no Pivic, os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsa. Mas os objetivos e normas são idênticos para ambos os programas. Atualmente, a Ufes conta com 1.016 estudantes participando do PIIC, sendo 543 bolsistas.

Para participar de um projeto de pesquisa, o estudante deve apresentar um subprojeto com objetivo de aprofundar ou complementar uma investigação principal orientada por um professor. Cada orientador poderá ter até dois bolsistas e três voluntários. Todos os projetos participantes do PIIC são apresentados para a comunidade universitária e para a sociedade na Jornada de Iniciação Científica da Ufes, realizada anualmente pela PRPPG em outubro. Este ano, a Jornada vai para a sua 29ª edição.

Texto: Hélio Marchioni