Programas de pós-graduação abrem inscrições para ingresso em 2018

31/08/2017 - 18:25  •  Atualizado 05/09/2017 10:09

Diversos programas de pós-graduação da Universidade estarão com inscrições abertas neste final de agosto e na primeira quinzena de setembro, para ingresso no próximo ano, a maior parte, no 1º semestre. A exceção é para o curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, cujos aprovados ingressarão no 2º semestre de 2018.

Além dos mestrados acadêmicos, a Ufes está ofertando vagas para os mestrados profissionais em Matemática e Filosofia, organizados em Rede Nacional.

Confira abaixo as oportunidades:

Mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas

Os interessados nas 15 vagas de mestrado e nas 10 de doutorado do programa podem se candidatar até o dia 6 de setembro. Os cursos destinam-se a graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria do Programa (PPGDI), no campus de Maruípe, ou pelos correios (via Sedex ou equivalente), sendo cobrada taxa no valor de R$ 80,00.

Mestrado em Ciências Sociais:

Até 15 de setembro, o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais continuará com inscrições abertas para ingresso em seu curso de mestrado. Os interessados deverão ser formados em cursos de graduação plena e comprovar proficiência em inglês ou francês.

No total, serão disponibilizadas 32 vagas, sendo 25% destas reservadas para estudantes autodeclarados  pretos, pardos ou indígenas.  O candidato só concorrerá às vagas destinadas ao orientador que indicar. O valor da inscrição é R$ 100, 00.

Mestrado profissional em Matemática

Prosseguem até dia 15 de setembro as inscrições para as 25 vagas do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat). Os interessados deverão se inscrever por meio da página do programa, no endereço http://www.profmat-sbm.org.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 76,00.

Poderão se candidatar egressos de cursos de graduação reconhecidos pelo Mec. O programa de mestrado é semipresencial e visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente em escolas públicas.

Informações adicionais no site do programa e pelo e-mail: profmat.ufes@gmail.com.

Mestrado profissional em Filosofia:

O programa de mestrado profissional em Filosofia em Rede Nacional (ProfFilo) estará com inscrições abertas no período de 1º a 30 de setembro para o preenchimento de 10 vagas. A taxa de inscrição é de R$60,00. As inscrições serão realizadas pela internet, com o envio de formulário eletrônico disponibilizado no site do ProfFilo (http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/noticias/processo-seletivo-…).

O público-alvo do programa são os professores em exercício na Educação Básica, que tenham graduação em Filosofia ou em área afim e lecionem essa disciplina, preferencialmente, na rede pública de ensino. Os interessados devem também ter previsão de manter esses pré-requisitos no prazo de duração do curso, que será, em média, dois anos.

O processo seletivo consistirá em três etapas: prova teórica, avaliação do projeto de pesquisa elaborado pelo candidato e arguição desse projeto. O curso, gratuito, será ministrado de forma presencial no Núcleo do ProfFilo na Ufes.

Mestrado em Comunicação Social e Territorialidades:

Os interessados poderão se inscrever de 1º de setembro a 11 de outubro. São ao todo 18 vagas, 25% destas destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. As inscrições poderão ser feitas presencialmente ou por Sedex, no endereço especificado no edital. O público-alvo do processo seletivo são os portadores de diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC e alunos que estiverem finalizando a graduação.

O processo de seleção será constituído de cinco etapas: Comprovação de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), realizada pelo Núcleo de Línguas da Ufes, sendo aceita também comprovação emitida nos outros exames especificados no edital; Avaliação do projeto de pesquisa elaborado pelo candidato; Prova escrita de conhecimento específico em Comunicação Social; Entrevista; Avaliação do currículo lattes do candidato.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

As inscrições ocorrem de 1º de setembro a 10 de outubro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) ou pelos correios (Sedex ou Similar). No total são 16 vagas, distribuídas pelos orientadores das duas linhas de pesquisa do programa: Processos urbanos e políticas físico-territoriais e Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia.

Os interessados deverão ter graduação em Arquitetura e Urbanismo. Egressos de outros cursos de nível superior poderão se candidatar, desde que o currículo de seu curso seja considerado adequado pelo PPGAU.

A seleção ocorrerá em quatro etapas: Prova discursiva de conhecimento específico; Comprovação de proficiência em Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês), realizada no Núcleo de Línguas da Ufes ou atestada em exames especificados no edital; Avaliação do plano de pesquisa, com arguição do candidato; Avaliação de currículo. Os aprovados iniciarão o curso no 2º semestre de 2018.

Mestrado em Direito Processual

Serão ofertadas 47 vagas, distribuídas entre os orientadores do programa de mestrado em direito processual. Poderão se candidatar graduados em direito e alunos do último ano desse curso. As inscrições ocorrem de 4 a 29 de setembro, na Secretaria de Pós-graduação em Direito Processual (PPGDIR) ou via Sedex. Será cobrada  taxa de inscrição de R$ 200,00, sendo possível solicitar isenção.

O processo seletivo consistirá em quatro etapas, sendo uma delas a comprovação de proficiência em Língua estrangeira (inglês, francês ou italiano).

Mais informações estão disponíveis nos editais abaixo, nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG): www.prppg.ufes.br .

Texto: Nábila Corrêa