Programas de Pós-Graduação da Ufes apresentam evolução acima da média nacional

18/05/2015 - 10:05  •  Atualizado 19/05/2015 17:16

O resultado da Avaliação Trienal da Capes 2010-2013 trouxe importantes notícias para a Ufes. Nesses últimos três anos, o número de programas de pós-graduação da Universidade aumentou 31%, superando significativamente a média nacional de 23% e seguindo a tendência de crescimento acima da média. Entretanto, a notícia mais importante é o fato de que não foi apenas um aumento quantitativo. A qualidade dos programas aferida pela Capes também melhorou significativamente.

Nos últimos sete anos, o número de cursos de mestrado da Ufes passou de 19 para 52 (crescimento de 173%), e os de doutorado de 5 para 22 (crescimento de 340%). Anualmente são abertas nestes cursos cerca de 1.200 vagas para novos alunos. A universidade possui 4.229 estudantes matriculados em cursos de especialização (1. 041), mestrado (2.459) e doutorado (729).

Nesta avaliação, 13 cursos apesentaram evolução se comparado ao desempenho anterior. A maioria dos programas que obtiveram conceito 4 e 5 já representam 52% dos programas da instituição, indicando a consolidação da pesquisa e pós-graduação da Ufes. A universidade agora possui sete programas com conceito 5.

A maior parte dos cursos que não apresentou evolução é formada por cursos implantados recentemente, ou seja, que ainda se encontram em consolidação.  A produção cientifica, o número de estudantes titulados e estudantes matriculados tiveram um expressivo aumento. De acordo com o índice Scopus, a Ufes agora está entre as Top 100 universidades ibero-latino-americanas em produção científica indexada e entre as Top 50 universidades latino-americanas.

Propos

Com o objetivo de ajudar a elaboração de projetos estruturantes, enumerando os pontos a serem acatados para a consolidação e/ou melhorar o conceito na Capes, a Ufes criou o Programa de Melhoria da Pós-Graduação (Propos). O programa foi dividido em duas partes principais: a primeira visa levantar os elementos de diagnóstico das atuais condições do programa e de seu contexto na área de conhecimento da Capes; a segunda parte visa apresentar as estratégias e metas a serem adotadas para melhorar o conceito dos programas, incluindo ações de curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, em princípio, os colegiados de cada Programa de Pós-Graduação (PPG) produziram documentos contendo uma análise do desempenho de cada um deles e das estratégias de apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), propondo diversas ações relacionadas ao funcionamento dos programas e da pró-reitoria.

Tais ações variam de atualizações de parques de informática a criação de programa institucional específico para a tradução de artigos para periódicos.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)