Programas de pós-graduação publicam novos editais de seleção. Confira as oportunidades

11/04/2019 - 18:04  •  Atualizado 16/04/2019 10:41

Cinco programas de pós-graduação da Ufes publicaram editais de seleção para cursos de mestrado ou de doutorado. O ingresso dos aprovados será no segundo semestre de 2019.

Em Vitória, no campus de Goiabeiras, as inscrições são para os programas de Linguística e de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, além do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que publicou seu primeiro edital para o curso de doutorado. No campus de Maruípe, também na capital, a seleção será para o programa de Biotecnologia, ofertado em Rede (Renorbio). No campus de Alegre, as oportunidades são para o programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Confira abaixo:

Linguística (doutorado)

Os egressos de cursos de mestrado em Letras, Língua Portuguesa, Linguística, Estudos Linguísticos ou cursos de mestrado em áreas afins podem se candidatar, a partir de 16 de abril, ao curso de doutorado ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL). As inscrições prosseguirão até 23 de abril, pelos correios (via Sedex), e até 30 de abril, presencialmente, na Secretaria Integrada de Programas de Pós-Graduação (SIP), no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, em Vitória.

Ao todo, serão ofertadas 17 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa Estudos Analíticos-Descritivos da Linguagem, Estudos sobre Texto e Discurso e  Estudos em Linguística Aplicada.

Dentre os pré-requisitos, está a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras (espanhol, francês ou inglês). Serão aceitos certificados emitidos pelo Núcleo de Línguas da Ufes e pelas instituições definidas no edital. O comprovante poderá ser protocolado na SIP até as 18 horas do dia 22 de maio.

Será cobrada taxa de inscrição de R$ 150. Poderá ser solicitada isenção do pagamento, parcial ou total, no período de 16 a 23 de abril, desde que o candidato comprove a necessidade por meio da apresentação dos documentos definidos no edital.

Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) abriu uma vaga para o curso de doutorado. Os interessados podem se inscrever até 10 de maio, em formulário eletrônico disponível nos sites do programa: https://ppgcosmo.cosmo-ufes.org/ e http://www.cosmologia.ufes.br/ .

Renorbio (doutorado)

O programa de Pós-Graduação em Biotecnologia ofertado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) está com inscrições abertas para o curso de doutorado. Serão oferecidas quatro vagas para a Ufes, distribuídas entre os orientadores da área de concentração Saúde.

Os interessados podem se inscrever até 24 de maio, na página do Programa (clique aqui). Será cobrada taxa de R$ 50.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail renorbioes@gmail.com e pelos sites http://www.renorbio.org/ e www.biotecnologia.ufes.br. Os interessados também podem se dirigir ao Núcleo de Biotecnologia, localizado no campus de Maruípe, em Vitória, das 8 às 12 horas.

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) abrirá inscrições, de 22 de abril a 31 de maio, para cinco vagas em seu curso de mestrado. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria do PCTA, localizada no campus de Alegre. O atendimento será feito das 8h30 às 11h30 e das 14 às 16h30.

Também serão aceitas inscrições pelos Correios (Sedex). Todos os documentos deverão chegar à secretaria do programa até o último dia de inscrição. Os candidatos podem entrar em contato para confirmar o recebimento da documentação pelo e-mail: pctaufes@yahoo.com.br .

O público-alvo do processo seletivo são os egressos e estudantes concluintes de curso superior de graduação, bacharelado ou licenciatura plena, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins, de acordo com os critérios explicitados no edital.

O candidato deverá, no Requerimento de Inscrição, optar pelo local de realização da prova escrita: Alegre ou Vitória, no Espírito Santo; e Lavras, Sete Lagoas ou Viçosa, em Minas Gerais.

O curso será ofertado em horário integral, sendo de dedicação exclusiva para estudantes bolsistas de qualquer agência de fomento.

Filosofia

Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Para essa primeira seleção, serão ofertadas oito vagas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail doutoradoppgfilufes2019@gmail.com.

O curso de doutorado em Filosofia funcionará prioritariamente no turno diurno. O doutorando deverá dispor de 20 horas semanais, no mínimo, para dedicação às atividades do curso.

Mais informações nos editais anexados abaixo e nas páginas dos programas de pós-graduação ofertantes.

Texto: Nábila Corrêa