Projeto Cinemas em Rede chega à Ufes na próxima terça, 12

07/04/2016 - 19:23  •  Atualizado 12/04/2016 18:18

Na próxima terça-feira, dia 12, a Ufes recebe, juntamente com outras instituições federais de ensino, a estreia do projeto Cinemas em Rede, que exibirá o filme A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa, na sessão de 19 horas do Cine Metrópolis. O filme narra a trajetória de quatro jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem (MG), que vivem divididos entre o trabalho, a diversão e o crime.

O projeto Cinemas em Rede é uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e os ministérios da Cultura (MinC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. No entanto, em diversas dessas localidades existe um campus de universidade e/ou instituto federal atendido pela RNP.

Doze Instituições participam do Projeto: a UFRGS (Sala Redenção – Cinema Universitário); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes-ECA);  a Cinemateca Brasileira (MinC); a UFBA (Saladearte Cinema da UFBA); a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, em Recife; a UFOP (Cine Vila Rica); a UFPB (Cine Aruanda); a UFG (Cine UFG); a UFF (Cine Arte UFF); a UFPel; a UFSCar; e a Ufes (Cine Metrópole). Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema.

Programação

Já em sua programação semanal, o Cine Metrópolis estreou nessa quinta-feira, 7, na sessão das 18 horas, o filme Cemitério do Esplendor, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, vencedor do Palma de ouro no Festival de Cannes. A obra mostra a história de 27 soldados que, numa pequena cidade da Tailândia, são vítimas de uma estranha doença do sono. Uma mulher tailandesa de meia-idade, casada com um soldado americano aposentado, trabalha como voluntária no auxílio aos pacientes, que são tratados em uma escola abandonada. Ela cria um interesse especial por Itt, que nunca recebe visitas.

Outra estreia é o longa Ela volta na quinta, do diretor mineiro André Novais Oliveira. A produção foi exibida em diversos festivais nacionais e internacionais. O filme chega na sessão das 20h10 e conta a história de um casal de idosos que enfrenta uma grave crise no relacionamento, afetando a rotina dos dois filhos que se preparavam para saírem de casa.

Além das duas estreias, continua em cartaz o filme Boi Neon, de Gabriel Mascaro, que passa a ser exibido na sessão das 16h10.

Confira a programação completa:

07/04 - Quinta

Pacto Sinistro, de Alfred Hitchcock - Ciclo Mestre do Suspense

08/04 - Sexta

Brasil Ano 2000, de Walter Lima Jr. - Curso Uma história do Cinema Brasileiro

09/04 - Sábado

10/04 - Domingo

11/04 - Segunda

Laura, de Otto Preminger - Curso  O Jazz no Cinema

12/04 - Terça

O Homem que sabia demais, de Alfred Hitchcock - Ciclo O Mestre do Suspense

A Vizinhança do Tigre, Cinemas em rede