Projeto Cuidadores que Dançam recebe inscrições para aulas gratuitas na Ufes

02/08/2018 - 15:20  •  Atualizado 07/08/2018 12:12

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o projeto de extensão Cuidadores que Dançam, espaço de atividades ligado ao Departamento de Educação Física da Ufes que oferece aulas de dança e vivências corporais a cuidadores de jovens, adolescentes e adultos com deficiência intelectual. As práticas acontecem sempre às segundas e quintas-feiras, das 14 às 16 horas, no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade (CEFD).

O projeto foi idealizado pelos professores do Departamento de Ginástica da Ufes Erineuza Maria da Silva, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá e José Francisco Chicon e atende cerca de 30 pessoas, com idades entre 30 e 60 anos. A ideia da atividade surgiu após a constatação de que os cuidadores dos 40 alunos matriculados no projeto de extensão “Prática pedagógica de Educação Física adaptada para pessoas com deficiência” ficavam ociosos enquanto aguardavam os familiares finalizarem as aulas de práticas corporais.

“Percebemos que esse período de espera poderia ser aproveitado e, atendendo também a pedidos das próprias cuidadoras, elaboramos atividades para propiciar um espaço no qual as participantes tivessem um momento de descontração e de descoberta de si por meio das diversas formas de dança”, explica a professora Erineuza.

As atividades são ministradas por estudantes do curso de Educação Física da Ufes por meio de voluntariado, estágio ou da disciplina Atividade Interativa de Formação. O aluno do 8º período Julio Cesar dos Santos de Souza é um dos voluntários do projeto. Para ele, o trabalho é uma rica contribuição pessoal e profissional na medida em que ajuda os estudantes a criar estratégias de ensino e a ampliar o olhar sobre diferentes tratamentos para públicos específicos.

“A mulher, por uma questão de construção social, é quem fica responsável pelo cuidado sendo, muitas vezes, abandonada pelo marido quando o filho é diagnosticado. Dessa forma, o projeto contribui para que haja uma ‘reidentificação’ dessa mulher, que pode usar a dança como forma de libertação e de cuidado pessoal”, acrescenta o estudante.

Projeto

O projeto Cuidadores que Dançam teve início em julho de 2011. No ano seguinte, foi vinculado ao programa permanente “Prática Pedagógica de Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência”, desenvolvido pelo Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) da Ufes que, desde 1995, vem se consolidando como um eficaz agente na formação profissional, produção de conhecimentos e extensão universitária em Educação Física Adaptada no atendimento à população com necessidades especiais.

No projeto são trabalhados todos os tipos de danças populares brasileiras. Além disso, como diferenciais, foram incluídas experiências com pilates, yoga, tai chi e danças circulares.

As atividades do segundo semestre terão início no dia 6 de agosto. O atendimento das quintas-feiras é destinado aos acompanhantes de pessoas com deficiência e as segundas são abertas, também, para as pessoas da terceira idade. Os interessados podem se inscrever via aplicativo whatsapp, pelos telefones (27) 9 9860 3121 (Lisandra) e 9 9511 7684 (Julio Cesar). As práticas são gratuitas.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Ana Paula Vieira e Thereza Marinho