Projeto de extensão da Ufes apoia agricultores familiares

05/09/2014 - 18:12  •  Atualizado 09/09/2014 16:01

Cerca de 70 famílias de agricultores do município de Alegre recebem o apoio do projeto de extensão “Promovendo a comercialização solidária dos agricultores familiares de Alegre”, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, situado no município.

O projeto desenvolve ações de capacitação dos agricultores, com formação em soberania e segurança alimentar e nutricional; comercialização solidária e os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); gestão compartilhada da comercialização; legalização das agroindústrias familiares; e elaboração de projetos de inserção no PAA e no PNAE.

O projeto é coordenado pelo professor Haloysio Miguel de Siqueira e conta com a colaboração de dois estudantes-bolsistas do curso de Agronomia. “O objetivo é contribuir para ampliar e melhorar a inserção dos agricultores familiares nos mercados de alimentos, com base nos princípios da economia solidária”, explica o professor.

Assessoria

Além disso, o projeto oferece assessoria na elaboração e tramitação dos projetos de venda e na orientação das famílias rurais para a negociação com o poder público de questões como os alimentos a serem vendidos, os preços justos, a melhor forma de entrega, entre outros.

As reuniões com os agricultores familiares e colaboradores acontecem uma vez ao mês, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre, que é parceiro principal do projeto, juntamente com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper). Em uma tenda instalada na feira de Alegre, também são disponibilizadas orientações sobre comercialização solidária e sobre os programas PAA e PNAE.

O projeto existe desde agosto de 2011 e desde novembro de 2013 passou a contar com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)