Projeto de extensão organiza visitas para escolas e grupos aos espaços da Ufes

11/03/2020 - 14:34  •  Atualizado 13/03/2020 10:53

Visitar a Ufes ficou mais fácil para as escolas de ensino fundamental, médio e superior e para outros grupos interessados. Isso porque a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) criou uma forma unificada de acessar os espaços relacionados a ciência, tecnologia, cultura e arte da instituição. É o projeto Caminhos da Ciência, Cultura e Arte (C³A), que organiza visitas com agendamento prévio a 34 espaços e projetos da Universidade.

As ações de extensão e de cultura estão descritas no site http://divulgacaodaciencia.ufes.br/,  que reúne uma explicação das atividades desenvolvidas, o endereço e contatos. "Isso facilita que a escola possa vir à Ufes e visitar mais de um local, seja ligado à ciência ou à cultura e à arte, em um mesmo período. Recebemos quatro escolas em 2019. Temos pela frente o desafio de conseguir fazer uma calendário unificado de todos os locais, para facilitar o agendamento", afirma o diretor de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão e responsável pelo C³A, Laercio Ferracioli. (Na foto, estudantes da EEEFM Arquimimo Mattos, de Muniz Freire/ES, visitam Museu de Ciências da Vida, no mesmo dia em que conheceram outros projetos da Ufes. Saiba mais clicando aqui.)

O programa oferece visitas a museus, planetário, shows científicos, programas de rádio, exposições, apresentações e oficinas. Indica, também, a possibilidade de se envolver em produções e de acessar publicações que são fruto de projetos de extensão.

Dentre as opções oferecidas, está o projeto Imersões Astronômicas. Ofertado pelo departamento de Física, visa familiarizar os estudantes do ensino médio com os conceitos básicos da astronomia, o manuseio de telescópio e a identificação de corpos celestes. Uma vez por mês, grupos de até dez estudantes ficam, durante três dias, no Parque Estadual da Fonte Grande e participam de palestras durante o dia e de sessões de observação com binóculos e telescópios à noite.

Outra opção é a Experimentoteca Pública, um laboratório que oferta cursos de formação para professores nas áreas de ciências e apresenta kits que podem ser emprestados e usados com os alunos em sala de aula. Também é feito o agendamento de visitas de estudantes, para a realização de atividades na biblioteca pública de experimentos.

Aos alunos de graduação e pós-graduação na área de ciências exatas, o projeto de Preparação para Maratona de Programação oferece aulas teóricas e práticas com a intenção de capacitá-los para competições nacionais.

O agendamento de visitas guiadas pode ser feito por telefone (27) 4009-2398, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, ou pelo e-mail divulgacaodaciencia.proex@ufes.br.

Texto: Mikaella Mozer
Foto: Reprodução/Projeto C³A