Projeto de extensão promove oficina gratuita sobre alimentação saudável. Inscrições abertas

13/11/2019 - 18:14  •  Atualizado 18/11/2019 13:09

Com o objetivo de desenvolver estratégias de educação para promover a alimentação saudável na comunidade, o campus de Maruípe recebe na próxima terça-feira, 19, uma oficina culinária gratuita de receitas preparadas com alimentos saudáveis. A atividade é organizada pelo projeto de extensão Práticas de Alimentação Saudável: construção, desenvolvimento e avaliação e será realizada no Laboratório de Técnicas Dietéticas, com início às 13h30 e previsão de término às 16h30.

As oficinas, iniciadas em 2018, são destinadas a toda a comunidade do entorno de Maruípe, com vagas limitadas a 20 pessoas. Para participar, os interessados devem se inscrever até a meia noite do dia 17 de novembro, por meio de preenchimento do formulário no link http://twixar.me/xD1T.

Atualmente, 19 pessoas atuam no projeto Práticas de Alimentação Saudável, entre voluntários, bolsistas e coordenação. A ideia é desenvolver e executar ações de educação alimentar e nutricional, baseando-se numa abordagem que visa à promoção da saúde a partir do envolvimento das pessoas na tomada de decisões sobre o processo saúde-doença e na luta por melhores condições de vida. “Essa abordagem é mais ampla do que aquela que se propõe apenas a prevenir doenças a partir da redução de fatores de riscos”, salienta a estudante de Nutrição e bolsista do projeto Jéssica Morello.

Escolhas

Para a professora do Departamento de Educação Integrada à Saúde e coordenadora do projeto de extensão, Maria Del Carmen Molina, atualmente, as pessoas têm pouco tempo para refletir sobre todo o tipo de informação que existe sobre alimentação, com os dados sendo repassados tanto por leigos quanto por diferentes profissionais. “Nós vamos na contramão disso. Queremos que as pessoas tenham acesso à informação para fazerem as melhores escolhas. Então, desenvolvemos oficinas culinárias com receitas com pouco sal, sem açúcar e sem ultraprocessados, além de serem de fácil preparo e com preço acessível”, explica.

Molina ressalta que as oficinas retomam nos participantes o hábito de preparar a comida: “É importante pensar que o alimento é fonte de nutrientes, mas também é fonte de prazer e de oportunidade para estar junto, comer junto, trocar”. Morello acrescenta que o valor do projeto está em criar “oportunidades e alternativas que incentivem decisões para as escolhas saudáveis, ainda que a decisão final seja individual e das famílias”.

A coordenadora conta que os participantes gostam das oficinas e, quando têm oportunidade, voltam a participar. “Muitos ficam surpresos em relação às receitas e às possibilidades. Sempre é um momento de muita troca: aprendemos com eles e eles aprendem conosco”, conclui.

Os trabalhos realizados pelo projeto de extensão Práticas de Alimentação Saudável: construção, desenvolvimento e avaliação podem ser acompanhados por meio do site www.maisaudeufes.wixsite.com/projetomaisaude. Para obter mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail maisaudeufes@gmail.com ou pelo telefone (27) 99881-0544.

Texto: Adriana Damasceno