Projeto de extensão realiza debate sobre Adoecimento e Morte de Escravos no Brasil

O projeto de extensão Histórias nas Redes realiza nesta terça-feira, 7, um debate on-line sobre o tema Adoecimento e Morte de Escravos no Brasil. Para discutir o assunto, foram convidados o doutor em História pela Ufes José Mauriene Felipe e a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Keith Valéria Barbosa.

A live será transmitida às 17 horas no canal da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes no YouTube, com mediação do doutor em História pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Faculdade do Vale do Cricaré (FVC) André Luiz Nogueira.

De acordo com a literatura acadêmica, a saúde dos escravizados era tratada com descaso pelos proprietários, uma vez que, para estes, os cativos eram mercadorias. Estudos indicam que havia uma relação entre as doenças e o tratamento desumano dado a essas pessoas em todas as fases do comércio negreiro, bem como os efeitos nefastos dos castigos excessivos e das injustiças sobre sua saúde.

Além disso, os cativos eram mantidos em condições precárias, muitas vezes mal alimentados e vítimas dos mais variados tipos de violência. Pesquisas apontam ainda que a expectativa média de vida de um escravo era de 25 anos.

O projeto de extensão Histórias nas Redes objetiva divulgar as produções científicas e acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes (PPGHIS/Ufes) e conta com o apoio da Associação Nacional de História - Seção Espírito Santo (Anpuh-ES).

Conheça o perfil dos participantes:

André Luiz Nogueira - Possui pós-doutorado em História pelo PPGHIS/Ufes e pela Fiocruz. Doutor em História das Ciências pela Fiocruz e mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e, atualmente, é professor da Faculdade do Vale do Cricaré (FVC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

José Mauriene Felipe - Doutor e mestre em História Social das Relações Políticas pelo PPGHIS/Ufes. É especialista em Língua Inglesa e em História Social. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), desenvolve pesquisas em História Ambiental, pós-modernidade, ética e hermenêutica do Direito, Filosofia e História do Direito, História Social das Doenças e História das Ciências, Ciências da Comunicação, cultura organizacional e ensino de língua inglesa.

Keith Valéria Barbosa - Possui doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mestrado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuando em pesquisa, ensino e extensão nas áreas da História, com ênfase na História da África e na História da Saúde e das Doenças.

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.