Projeto Encontro Marcado recebe o artista plástico Vilar nesta quarta-feira, 9

09/11/2016 - 13:16  •  Atualizado 09/11/2016 17:40

A Galeria de Arte Espaço Universitário recebe nesta quarta-feira, 9, às 17h30, o artista plástico José Carlos Vilar, cujas obras estão em exposição na galeria. O encontro faz parte do Projeto Encontro Marcado, no qual o artista recebe o público e fala sobre sua obra.

Professor aposentado do Centro de Artes da Ufes, José Carlos Vilar é referência na escultura capixaba e cria obras que convidam a reflexões imaginativas. O uso proposital da pirita, conhecida como “ouro dos tolos”, leva o espectador a pensar sobre o engano e a falsidade do brilho metálico. Ao deixar suas obras de ferro oxidarem naturalmente, suscita a ideia de finitude das coisas materiais.

Infância

Na mostra Esculturas em Aço, em exposição na galeria, o público pode conhecer uma série de esculturas construídas pelo artista a partir de referências de sua infância, quando visitava as margens do Rio Jucu. Entre as obras, construídas em aço, é possível reconhecer formas que aludem às bateias de garimpo de ouro.

Vilar é conhecido, entre outras obras, pelo Monumento Universitário, escultura com 13 metros de altura e 30 toneladas de concreto, inaugurada em 1987 no campus de Goiabeiras, nas imediações do Centro de Artes. A obra ressalta os três pilares da vivência universitária: ensino, pesquisa e extensão.

Ao abrir a exposição Esculturas em Aço, foi inaugurada  uma seção de exposições externas, com uma grande escultura inédita de Vilar, instalada em frente à galeria. A obra, uma realização da Secretaria de Cultura da Ufes em parceria com a ArcelorMittal, ficará definitivamente na Universidade.

A Galeria Espaço Universitário fica no campus de Goiabeiras, próxima ao Centro de Vivências. A exposição está aberta para visitação até 24 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. A entrada é gratuita.

Texto: Thereza Marinho e Patrícia Garcia