Projeto Encontro Marcado recebe Rosana Paste nesta quinta-feira, 17

16/11/2016 - 18:30  •  Atualizado 18/11/2016 09:25

A Galeria de Arte Espaço Universitário recebe, nesta quinta-feira, 17, às 17h30, a artista plástica e professora do Departamento de Artes Visuais Rosana Paste, para participar do projeto Encontro Marcado. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na conversa, Rosana abordará questões relativas ao processo de criação do artista plástico José Carlos Vilar, cujas obras estão em exposição na galeria. Sua abordagem se baseia nos princípios filosóficos de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Além de artista e professora universitária, Rosana Paste é doutoranda do Centro de Educação. Sua área de pesquisa engloba as contaminações e os agenciamentos do artista que também é professor, assim como a existência de uma linha que une essas profissões que se relacionam e se completam e a possibilidade de ser professor e criar planos comuns com o ser artista.

Vilar

Professor aposentado do Centro de Artes da Ufes, José Carlos Vilar é referência na escultura capixaba e cria obras que convidam a reflexões imaginativas. O uso proposital da pirita, conhecida como “ouro dos tolos”, leva o espectador a pensar sobre o engano e a falsidade do brilho metálico. Ao deixar suas obras de ferro oxidarem naturalmente, suscita a ideia de finitude das coisas materiais.

Na mostra Esculturas em Aço, em exposição na galeria até 24 de fevereiro, o público pode conhecer uma série de esculturas construídas pelo artista.

Texto: Patrícia Garcia
Foto: Divulgação (Jocimar Nalesso)