Projeto leva estudantes a conhecer cidades brasileiras de origem colonial

27/07/2017 - 23:31  •  Atualizado 31/07/2017 11:38

Viajando com Brasil Colonial é o nome de um projeto da Ufes por meio do qual estudantes do terceiro período do curso de História vão conhecer cidades importantes desse período. E para saber mais sobre o projeto, a TV Ufes entrevistou a coordenadora do projeto.

Clique aqui para assistir.

O projeto nasceu da disciplina História do Brasil Colonial, com orientação da professora do Departamento de História da Ufes, Rossana Britto. O grupo visita as cidades de origem colonial no Brasil com o intuito de estreitar os estudos desenvolvidos nas aulas teóricas com as aulas práticas da disciplina. No projeto, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a história do colonialismo brasileiro, articulando saberes históricos, geográficos, turísticos e culturais.

O grupo realiza viagens desde o primeiro semestre de 2012, com um caráter pedagógico e histórico. Ao longo dos anos, as visitas técnicas tiveram como destino o Rio de Janeiro (RJ) em 2012, Ouro Preto (MG) em 2014, Paraty (RJ) em 2015 e São Mateus (ES) em 2016, todas com o apoio da Ufes, que disponibiliza o transporte.

Na última terça-feira, 25, grupo organizou na sala de vivência do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, um "café mineiro", com produtos típicos da última viagem, feita à cidade de Diamantina (MG), patrimônio histórico da humanidade, nos dias 15 e 16 deste mês.

A TV Ufes é veiculada no Canal 13 da NET e também divulga seus conteúdos na internet, por meio da página www.facebook.com/tvufes e do canal TelevisaoUfes. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes@ufes.br.

Texto: Ana Luisa Monteiro Vale (estagiária de Comunicação) e equipe TV Ufes