Projeto MaiSaúde abre inscrições para oficinas gratuitas de educação alimentar

17/09/2018 - 15:09  •  Atualizado 19/09/2018 16:41

A equipe do projeto de extensão MaiSaúde abre vagas gratuitas para a Oficina de Alimentação Saudável. Por meio de uma ação educativa, o projeto aborda os comportamentos e atitudes envolvidos nas escolhas, preferências, formas de preparação e consumo dos alimentos.

Na oficina serão apresentadas receitas com baixo teor de condimentos prejudiciais à saúde e a adaptação da alimentação cotidiana para uma prática saudável.

Haverá turmas nos dias 20/09, 04/10 e 08/11, quintas-feiras, das 8h15 às 11h30; e também nos dias 25/09, 30/10 e 13/11, terças-feiras, das 13h às 16h, no campus de Maruípe. Cada grupo poderá ter até 20 pessoas.

A oficina será ministrada no Laboratório de Técnicas Dietéticas do Departamento de Educação Integrada em Saúde (Deis) da Ufes. As inscrições estão abertas enquanto houver vagas disponíveis e podem ser feitas por meio do link: http://bit.do/maisaude .

Decisão individual

A nutricionista e coordenadora do projeto, professora Maria del Carmen Bisi Molina, destaca que a alimentação é uma prática social sobre a qual se pode interferir: “A ação educacional crítica, contextualizada, e que valorize os saberes e práticas, é uma estratégia para adoção de uma alimentação saudável a partir de oportunidades e alternativas que incentivem decisões individuais. O projeto e as oficinas visam a contribuir para o compartilhamento de saberes no contexto da alimentação saudável e, assim, impactar no cotidiano das pessoas”.

A professora informa que, por meio do projeto, já foram desenvolvidos alguns produtos pelos estudantes, como material escrito com receitas, rendimento e custo médio das preparações, questionário sobre hábitos alimentares e para avaliação das atividades. Na página do projeto na internet  (https://projetomaisaudeufes.wixsite.com/projetomaisaude) também há informações sobre alimentação saudável, datas e horários das oficinas, receitas e contatos.

“As vivências no laboratório são estratégias importantes para compartilhar saberes, construindo oportunidades de manejo da alimentação de forma mais consciente. Os participantes poderão produzir seus alimentos utilizando técnicas dietéticas adequadas para obtenção de uma alimentação mais saudável e de menor custo, além de desenvolver habilidades para produção e posterior comercialização de produtos com as características mencionadas”, reforça.

Texto: Cássia Rocha (estagiária de Comunicação)