Projeto Rondon abre inscrições para propostas de trabalho com caráter de extensão

05/09/2018 - 17:21  •  Atualizado 06/09/2018 13:16

Os professores interessados em submeter propostas de trabalho para o Projeto Rondon 2019 têm até o dia 28 de setembro de 2018 para encaminhar os projetos à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

O Ministério da Defesa lançou edital para as seguintes operações a serem realizadas pelo Projeto Rondon em julho de 2019: “Operação João de Barro”, no Piauí, que acontecerá de 5 de julho a 21 de julho de 2019; e “Operação Vale do Acre” (Acre), de 12 a 28 de julho de 2019.

Cada Instituição de Ensino Superior pode inscrever até duas propostas de trabalho: uma na ação A ou B e uma para a ação C. As ações denominadas “A” envolvem as áreas da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; “B” abrangem as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho. E as ações “C” envolvendo alunos e professores de Comunicação Social.

De acordo com o edital, as Instituições de Ensino Superior devem propor ações com caráter de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, bem como para o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes.

A pró-reitora de Extensão, professora Angélica Espinosa Barbosa Miranda, destaca que "o Projeto Rondon é uma ótima oportunidade para professores e alunos conhecerem as diversas realidades do nosso país, além de colocarem em prática saberes adquiridos na universidade".

Ação interministerial

O Projeto Rondon é uma ação interministerial realizada em conjunto com os estados e municípios que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem por objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, de modo a contribuir no desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Mais informações sobre o projeto Rondon podem ser obtidas na Coordenação de Gestão da Informação da ProEx, telefone 4009-2550, no site https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/operacao/convites e no edital anexado abaixo.

Texto: Letícia Nassar