Projeto Rondon: Ufes participa da Operação Pantanal, em Mato Grosso

14/05/2018 - 18:14  •  Atualizado 18/05/2018 12:13

A professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) Suzana Antonio fez, em abril, a viagem precursora da Operação Pantanal, do Projeto Rondon 2018. O objetivo dessa ação foi identificar as necessidades da comunidade local e realizar os ajustes das ações propostas pela equipe da Ufes, que estará no Mato Grosso do Sul no próximo mês de julho.

“Durante os dias que ficaremos no município de Rio Verde de Mato Grosso (MS), a equipe oferecerá para a população da cidade ofi cinas, palestras, cursos nas áreas de cultura, saúde, educação, justiça e direitos humanos. A finalidade dessas tarefas é capacitar multiplicadores nestas áreas”, explica a professora Suzana.

A equipe da Ufes é formada pela professora Suzana, que é a coordenadora, e pela professora do Departamento de Ciências da Saúde do Ceunes Heletícia Scabelo Galavote.Oito estudantes também participarão do Projeto: três do curso de Enfermagem, dois de Farmácia; dois de Pedagogia; e um de Ciências Biológicas.

“Os estudantes poderão conviver com a população local e com a realidade para além de uma sala de aula. As atividades planejadas pela equipe pretendem alcançar profissionais da saúde, educação, segurança pública, assistência social, cultura, além da população em geral, como grupos de crianças e adolescentes, idosos, mulheres e homens”, diz Suzana.

Os rondonistas estarão em Rio Verde de Mato Grosso no período de 6 a 22 de julho. Para a professora, “participar de uma Operação do Projeto  Rondon proporciona ao estudante a oportunidade de conhecer e sentir o Brasil que está muito além dos livros.”

O Projeto Rondon é uma ação governamental, vinculada ao Ministério da Defesa, que, em parceria com Instituições de Ensino Superior, soma esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias a fim de contribuir para um desenvolvimento local sustentável e para a construção e promoção da cidadania.

Texto: Letícia Nassar
Foto: Projeto Rondon/MD