Projeto seleciona servidores para pesquisa sobre sódio e potássio no organismo

13/08/2013 - 10:50  •  Atualizado 15/08/2013 16:01
Compartilhe

Por João Brito (*)

O Departamento de Educação Integrada em Saúde da Ufes está selecionando 150 pessoas que queiram participar como voluntários do projeto de pesquisa Valsa - Validade de Medida Única de Excreção Urinária de Sódio e Potássio em População Adulta. O objetivo do estudo é medir e avaliar a presença de sódio e potássio no organismo das pessoas em sua fase adulta.

As vagas são para servidores da Universidade, de ambos os sexos, que estejam na faixa etária de 35 a 74 anos e que queiram se colocar à disposição para os procedimentos. A coordenadora do projeto, professora Del Carmen Bisi Molina, explicou que, por meio de coletas de urina e de um registro alimentar de 24 horas, os servidores inscritos no projeto poderão ter conhecimento claro sobre os níveis de potássio e sódio em seu organismo.

Os pesquisadores do projeto agendarão visitas ao Centro de Investigação Cardiovascular (CIC), localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), e também poderão ir até ao local de trabalho do servidor, caso necessário. Nas visitas, além das coletas e do recolhimento do registro alimentar, serão realizadas medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência da cintura e do quadril e avaliação da composição corporal), a fim de complementar as informações sobre os níveis de sódio e potássio.

Todos os exames serão feitos por pesquisadores treinados e sob a supervisão de médicos e professores. Mais informações podem ser obtidas no telefone 9782-0754 ou no e-mail estudovalsa@hotmail.com

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho