Projeto Solares desenvolve barco movido a energia solar

Entre os inúmeros projetos de pesquisa e extensão realizados na Ufes, o Projeto Solares tem se destacado com a criação de um barco movido a energia solar. O Solares é um grupo de extensão multidisciplinar formado por estudantes de Engenharia e que tem a missão de divulgar, explorar e construir equipamentos movidos a energia solar. O trabalho mais recente desenvolvido pelo grupo é um barco composto por placas solares que captam a energia do sol para mover o objeto, que tem a capacidade de comportar um tripulante.

Clique aqui e veja a matéria produzida pela TV Ufes.  

O barco é resultado de meses de pesquisa, que culminaram também na criação de um protótipo: um carrinho movido pela luz solar e comandado por um aplicativo de celular que serviu de como teste para a produção do barco.

A expectativa do grupo de estudantes é levar o barco até o Rio de Janeiro para participar da competição Desafio Solar Brasil 2017, que será realizada no final deste ano e terá a participação de embarcações brasileiras e internacionais.

A edição 520 do jornal Informa, da Ufes, traz a reportagem completa sobre o grupo e a utilização de energia solar.

Nesta terça-feira, 16, a Equipe Solares também foi destaque no telejornal Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta. A matéria completa pode ser acessada pelo link: http://g1.globo.com/espirito-santo/bom-dia-es/videos/t/edicoes/v/grupo-d...

Mais informações sobre o projeto também estão disponíveis na página da equipe no Facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=solaresufes.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.