Projetos da Mostra de Ciências do CCE são apresentados em escola estadual de Aracruz

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, localizada em Aracruz, receberam na última sexta-feira, 7, professores e monitores do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes que apresentaram projetos desenvolvidos pelos cursos de Matemática, Física, Química, Biologia e Estatística. A atividade fez parte da programação da Semana do Acolhimento dos Alunos, realizada na primeira semana de aula.

Durante a apresentação, coordenada pelo professor do Departamento de Matemática Etereldes Gonçalves Júnior, os alunos tiveram a oportunidade de participar de experimentos científicos e assistir a demonstrações práticas de como a ciência está presente no dia a dia.

“Levamos para a escola projetos que integram a Mostra de Ciências do CCE, como o Show de Física e muitos outros”, explicou o professor.

Segundo a pedagoga da escola, Cristiane Piol, foi uma oportunidade para que os estudantes pudessem entender, por meio de experimentos e jogos, conceitos de ciências que são trabalhados em sala de aula. “O objetivo foi incentivar alunos e professores para aulas mais dinâmicas e que proporcionem muita aprendizagem e curiosidade entre os estudantes”, disse.

O professor Gonçalves Júnior afirmou que, nos próximos dias, os projetos da Mostra de Ciências do CCE também serão apresentados em escolas de outros municípios, como Santa Leopoldina, Domingos Martins e Ibiraçu.

A proposta é aproximar a ciência e a tecnologia do grande público, estimulando a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Governo do Estado
Foto: professor Etereldes Gonçalves Júnior

Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)