Projetos da Ufes integram Rede de Combate à Desinformação, a ser lançada nesta quinta, 24

Contando com a participação da Ufes por meio do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia e de uma de suas ações, o projeto de extensão ComunicaÊ, será lançada nesta quinta-feira, 24, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). A Rede é uma organização virtual coletiva idealizada pela professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Ana Regina Rêgo, cujo propósito é reunir projetos e instituições que contribuem no combate às informações fraudulentas.

O lançamento da plataforma será às 19 horas, com palestra do jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) Eugênio Bucci e mediação do professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Edgard Rebouças. A transmissão será ao vivo pelo canal da Rede no YouTube.

De acordo com dados da Rede, 62% dos brasileiros não sabem discernir uma informação verdadeira de uma notícia falsa. Buscando combater a desinformação intencional em diversas áreas, como política, religião, direitos humanos e saúde, com foco na pandemia da COVID-19, a RNCD reúne, atualmente, 30 projetos e conta com o trabalho de instituições, movimentos sociais, agências, coletivos, jornalistas e pesquisadores, que atuam como bolsistas ou voluntariamente. Pela Ufes, as duas iniciativas que já integram a Rede são o Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, e o projeto de extensão ComunicaÊ, vinculado ao Núcleo.

Tanto a construção da plataforma como a logomarca da Rede (foto) foram idealizadas e produzidas por uma agência de Publicidade coordenada pelos ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes Itamara Camargo e Vitor Magnoni, que atuaram no Observatório da Mídia.

Leitura crítica

O Observatório da Mídia surgiu em 2006 e é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom). Seu objetivo é realizar o acompanhamento sistemático da produção midiática, fomentando ações de leitura crítica da mídia. Tem como diferencial a atuação também na Publicidade e em obras de ficção.

O professor Edgard Rebouças é um dos coordenadores do Observatório. Segundo ele, a Rede é uma iniciativa que chega para ampliar o trabalho de monitoramento, análise e denúncia dos conteúdos que desrespeitam os direitos humanos, atividades já desenvolvidas no Núcleo há 14 anos. “Ficamos felizes em ver que há muito mais gente combatendo as informações fraudulentas país afora e a RNCD vai compartilhar todas essas ações”, diz.

Cidadania

Já o ComunicaÊ nasceu em 2011, com a ideia de discutir conteúdos midiáticos e com foco nos direitos humanos e na promoção da cidadania em escolas públicas da Grande Vitória. O objetivo do projeto é promover oficinas com estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, estimulando a reflexão crítica diante dos meios de comunicação. Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto passou a focar em ações virtuais, realizando pesquisas, selecionando as notícias falsas e alertando a população por meio das suas redes sociais no Instagram e no Facebook.

A coordenadora do ComunicaÊ, professora Nazareth Pirola, lembra que, com a pandemia da COVID-19, tem circulado pelas redes sociais uma grande quantidade de desinformação sobre o novo coronavírus e, por isso, o projeto tem focado nas notícias falsas capazes de causar mais impacto no cotidiano e nos hábitos da população, como o uso da máscara, a alimentação e os medicamentos. “Nós contribuímos mostrando a informação verdadeira e indicando as fontes confiáveis para se buscar a informação. Entendemos que combater as fake news é um esforço de todos. Informação correta pode salvar vidas”, conclui.

Texto: Adriana Damasceno

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.