Projetos nas áreas de políticas públicas, educação popular e saúde ganham o prêmio Maria Filina

25/10/2019 - 16:55  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

A Pró-Reitoria de Extensão realizou nesta sexta-feira, 25, a entrega do Prêmio do Mérito Extensionista Maria Filina para os projetos de extensão desenvolvidos nos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe) que se destacaram por sua relevância e seu impacto social. A premiação aconteceu na tenda da Extensão, ao lado do Teatro Universitário, com a presença de professores, servidores e estudantes.

Dentre os projetos inscritos, 21 foram pré-selecionados para apresentações orais e avaliados por comissões formadas por servidores técnico-administrativos, professores ativos e aposentados e estudantes de pós-graduação.

Os três trabalhos premiados foram: Roda de política no território – políticas públicas e movimentações sociais, coordenado pela professora Ana Lúcia Heckert; Observatório de educação popular e movimentos sociais na América Latina, coordenado pela professora Roberta Traspadini; e Imagens da vida – o desenho, a pintura e a fotografia revelando a saúde na História, coordenado pela professora Roseane Vargas.

“Optamos por não fazer uma classificação de primeiro, segundo e terceiro lugares por entendermos que todos merecem o mesmo destaque. O que vale é o mérito extensionista desses projetos”, ressaltou a pró-reitora de Extensão da Ufes, Tânia Delboni.

No campus de Alegre, a premiação ocorreu no dia 18 de outubro, e o projeto vencedor foi o Info mais - informática para quem quer aprender mais, coordenado pelo professor Antônio de Barros Júnior.

Jornada

O Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina tem o objetivo de divulgar e valorizar as atividades de extensão da Ufes e incentivar novas ações. Seu nome é uma homenagem à professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda, precursora das atividades extensionistas da Universidade.

A solenidade de entrega do prêmio é uma das atividades da Jornada Integrada de Extensão e Cultura que, assim como a Mostra de Profissões, a Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Ciências do CCE, integram a Semana do Conhecimento, realizada no dia 18 de outubro, no campus de Alegre, e entre os dias 21 e 25 de outubro nos campi de Goiabeiras e de Maruípe. No campus de São Mateus, as atividades da Semana serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Mariana Simões