Proposta capixaba para regulamentação de drones será finalizada nesta quinta, 1º

30/09/2015 - 17:47  •  Atualizado 01/10/2015 11:57
Compartilhe

Após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abrir uma consulta pública para discutir a regulamentação do uso de veículos aéreos não tripulados, o Governo do Espírito Santo realizou, no último dia 18, o Fórum Capixaba de Inovação e Regulamentação de Drones. Agora, a segunda edição do evento vai finalizar o documento com as propostas capixabas. O encontro acontece nesta quinta-feira, dia 1º, às 8h30, no auditório do Centro Tecnológico da Ufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória. 

O fórum é voltado para empresários de setores ligados ao tema, pesquisadores, fabricantes e operadores, órgãos públicos e instituições de tecnologia. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) apresentará a minuta com as contribuições dos palestrantes e dos participantes durante o primeiro evento. 

A partir dela, será redigido o texto final do documento com as demandas, impressões e propostas capixabas a ser entregue à Anac e também à bancada capixaba no Congresso Nacional. 

Regulamentação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou em setembro a proposta de regulamentação para veículos aéreos não tripulados e para aeromodelos, que são os veículos não tripulados usados para recreação. As regras são apenas para operações civis de equipamentos não autônomos, ou seja, nas quais um piloto remoto pode intervir no voo. 

A agência abriu consulta pública para receber sugestões da sociedade. As sugestões devem ser encaminhadas pelo e-mail rpas@anac.gov.br , até às 18 horas do dia 3 de outubro. 

Conheça a comissão designada para acompanhar a discussão no Estado e no Congresso Nacional: 

- Edgard Rebouças – superintendente de Comunicação e Cultura da Ufes e coordenador do Observatório de Mídia da Ufes 

- Guerino Balestrassi – secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional
 
- Lucas Jonis Silva - diretor da empresa Neovision

- Major Quintino – chefe de Segurança de Voo do Núcleo de Operações de Transporte Aéreo da Casa Militar do Espírito Santo
 
- Marco Antônio Bessa Soares – advogado membro da Comissão de Direito Aeronáutico OAB-ES e colaborador da Revista da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e Aeroespacial (SBDA)

- Marcus Tullius Nascif Amm – especialista em Segurança de Voo, fotógrafo, aerofotogrametrista da FAB e gestor de Segurança do Aeroclube do Espírito Santo

- Mario Sarcinelli Filho - professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e coordenador de pesquisas sobre o controle e a utilização de drones
 
Com informações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional