PRPPG seleciona propostas de pesquisa na área de clima para a oferta de bolsas

29/11/2018 - 15:18  •  Atualizado 29/11/2018 15:20

O Instituto de Estudos Climáticos da Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, divulgou edital para a seleção de propostas de pesquisa que serão contempladas com bolsas de mestrado ou doutorado. As bolsas serão ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os projetos apresentados deverão estar relacionados às linhas de pesquisa do Instituto de Estudos Climáticos.

Os projetos devem ser apresentados até 14 de dezembro, por professores permanentes de Programas de Pós-Graduação da Ufes, e os documentos exigidos deverão ser enviados pelo e-mail proreitor.prppg@ufes.br.

Cada docente poderá apresentar apenas um projeto de pesquisa. Dentre os critérios de seleção, está a viabilidade financeira do projeto, considerando que não serão concedidos recursos para a realização deste. Para cada um dos quatro projetos de pesquisa selecionados, será concedida apenas uma bolsa, que poderá ser implementada a partir de março de 2019.

Os bolsistas de mestrado receberão 24 mensalidades de R$ 1.500; os de doutorado receberão 48 mensalidades de R$ 2.200. Esses pesquisadores serão orientados pelo professor proponente do projeto e coorientados pelo professor Carlos Nobre, pesquisador líder do Instituto de Estudos Climáticos.

Pesquisas

O Instituto de Estudos Climáticos da Ufes foi criado em outubro de 2017, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Universidade, a Fapes e a empresa Vale. Seu objetivo é a realização de pesquisas que vinculam a temática “clima” a diversas áreas de estudos como saúde, agricultura e logística.

As linhas de pesquisa do Instituto são as seguintes: modelagem do sistema climático, modelagem do sistema terrestre, cenários futuros de mudanças climáticas; observações de extremos e variabilidade climática e estudos de atribuição de causas; impactos das mudanças climáticas nos setores de recursos hídricos, agricultura, silvicultura, biodiversidade, infraestrutura, saúde, zonas costeiras, oceanos, energia e desastres naturais, e estudos de vulnerabilidade e adaptação; mitigação das mudanças climáticas; organização de bancos de dados climáticos, ambientais e de mudanças climáticas.

Mais informações sobre o processo de seleção dos projetos de pesquisa podem ser obtidas no edital anexado abaixo e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (acesse aqui).

Texto: Nábila Corrêa