Publicado o edital para a seleção de candidatos aos Programas de Residência Médica da Ufes

A Comissão de Residência Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) publicou edital para selecionar os residentes que ingressarão no Programa em 2021. As inscrições serão recebidas de 11 a 24 de setembro, pelo endereço www.residenciamedica.ufes.br, com oferta de 78 vagas.

Para efetivar a inscrição, será cobrada taxa de R$ 450. A isenção poderá ser solicitada até 13 de setembro, para os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e até 14 de setembro, para os candidatos que comprovarem renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, conforme Resolução CNRM nº 7/2010.

Para os Programas de Residência Médica Referentes às Especialidades de Ingresso Direto, destinadas a graduados e estudantes finalistas dos cursos de Medicina, serão reservadas 48 vagas, distribuídas entre as especialidades de Clínica Médica, Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Patologia, Infectologia, Oftalmologia, Dermatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina de Família e Comunidade.

Já para os Programas de Residência Médica em Especialidade, em Áreas de Atuação e Referente a Ano Opcional, que têm como exigência ter cursado residência médica no pré-requisito requerido ou concluir esta antes do início da nova residência, serão ofertadas 30 vagas, distribuídas entre as especialidades Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Mastologia, Medicina Intensiva, Gastroenterologia, Reumatologia, Nefrologia, Cardiologia, Hematologia e Hemoterapia, Neonatologia, Hepatologia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia Digestiva e Transplante de Fígado – Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Provas

A seleção será composta de provas objetivas, prova prática e análise de currículo. Os candidatos que cumpriram um ano do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) terão direito a pontuação extra, devendo informar em campo próprio na inscrição.

Estudantes de cursos de graduação em Medicina poderão se inscrever na modalidade de treineiro, apenas para a realização da prova referente às especialidades de ingresso direto. Esses candidatos não poderão pleitear isenção da taxa de inscrição e não terão as provas práticas corrigidas.

Os candidatos que necessitarem de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas, assim como as candidatas lactantes e os candidatos com deficiência que precisem utilizar aparelho auditivo durante o exame, deverão realizar as solicitações específicas pelo e-mail concurso.residenciamedica [at] ufes.br, nos prazos estabelecidos no edital. Por esse e-mail, também devem ser informados os casos de candidatos com COVID-19, sintomas respiratórios ou febre, para os quais será reservada uma sala especial para a realização do exame.

Segurança sanitária

Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante todo o período de realização do exame. Os candidatos poderão ainda portar uma máscara reserva e um frasco de álcool em gel, acondicionados em embalagem transparente, unicamente para seu uso pessoal. Os candidatos que possuem cabelos longos deverão prendê-los deixando as orelhas à mostra. As carteiras que serão utilizadas na realização das provas obedecerão ao distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Mais informações podem ser obtidas em www.residenciamedica.ufes.br.

Texto: Nábila Corrêa

Categoria:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.