Quatro programas de pós-graduação estão com inscrições abertas. Confira as oportunidades

04/05/2020 - 10:25  •  Atualizado 08/05/2020 20:18

Apesar das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, programas de pós-graduação da Ufes estão mantendo seus processos seletivos, realizando inscrições e etapas da seleção de forma remota. Os interessados em ingressar nos programas de Biotecnologia, de Ciência e Tecnologia de Alimentos, de Engenharia Elétrica e de Oceanografia Ambiental deverão fazer suas inscrições por e-mail. As entrevistas, quando fizerem parte das etapas de seleção, serão feitas de forma on-line.

As datas de início das aulas indicadas nos editais estão sujeitas à reorganização do calendário escolar, após o fim da suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

Confira abaixo os prazos de inscrição, as etapas de seleção e outras informações:

Oceanografia Ambiental (mestrado e doutorado)

Terminam nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições para 12 vagas no curso de mestrado e nove no de doutorado do Programa de Oceanografia Ambiental, do campus de Goiabeiras, em Vitória. Os candidatos deverão enviar a documentação exigida para o e-mail selecao.ppgoam@gmail.com. As vagas estão distribuídas entre os orientadores do Programa.

A seleção será realizada em três etapas: avaliação do projeto submetido; entrevista (realizada por videoconferência); e avaliação do currículo.

Poderão participar do processo seletivo de mestrado os egressos de cursos de graduação em Oceanografia ou em cursos afins, bem como estudantes concluintes desses cursos. Já para concorrer às vagas de doutorado, a exigência é ter título de mestre em Oceanografia ou em cursos afins, ou ser concluinte de curso de mestrado nessas áreas.

Contatos: (27) 4009-7787 e oceanografiaambiental@gmail.com

Engenharia Elétrica (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica publicou o edital extraordinário Ação Emergencial COVID-19, com oferta de uma vaga para o curso de doutorado. Os interessados deverão se inscrever até 8 de maio, pelo e-mail ppgee@ele.ufes.br, com cópia para aline.amaral@ufes.br.

O projeto de doutorado proposto pelo candidato deve ter temática central voltada para a criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e ao combate à atual pandemia da COVID-19, e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção, hoje e no futuro.

O processo seletivo consiste em uma avaliação quantitativa (mensuração por pontuação) do conjunto Candidato/Professor/Proposta, segundo critérios estabelecidos no edital.

O curso de doutorado é ofertado no campus de Goiabeiras, em Vitória, e conta com quatro linhas de pesquisa: Processamento de Energia e Sistemas Elétricos; Engenharia Biomédica e Processamento de Sinais; Robótica, Controle e Automação; e Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgee@ele.ufes.br.

Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado)

O processo seletivo do curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos refere-se a uma vaga remanescente do 1º semestre de 2020. O curso é oferecido no campus de Alegre e as inscrições serão recebidas até 11 de maio pelo e-mail pctaufes@yahoo.com.br.

Poderão se inscrever os candidatos que tenham curso de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins. A seleção constará de duas etapas: análise de currículo e entrevista, realizada por meio da internet.

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail pctaufes@yahoo.com.br e na página do programa: www.cienciaetecnologiadealimentos.ufes.br.

Biotecnologia (doutorado)

Candidatos que possuam graduação em Ciências Biológicas, Bioquímica, Biotecnologia, Biomedicina, Farmácia ou em áreas correlatas podem se inscrever para duas vagas no curso de doutorado em Biotecnologia, até 20 de maio, pelo e-mail pos.biotecnologia@ufes.br.

As oportunidades referem-se à área de estudo Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio. Os selecionados atuarão no projeto de pesquisa intitulado Dinâmica da interação do complexo PMeV-mamoeiro para a seleção de alvos moleculares na produção de um mamoeiro resistente a meleira, realizado por meio de cooperação entre o Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio (LBAA), da Ufes, e o Laboratório de Virologia Vegetal Molecular do Bioagro, da Universidade Federal de Viçosa.

Para a apresentação do projeto de pesquisa e entrevista, uma das etapas da seleção, um link será disponibilizado previamente para plataforma on-line de apresentação virtual.

As atividades do curso serão realizadas em Viçosa, Minas Gerais, por um período mínimo de seis meses, e no Centro de Ciências da Saúde, no campus de Maruípe, em Vitória. Outros locais podem também ser necessários para a realização do estudo, dependendo de cada orientador ou do projeto de pesquisa. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail pos.biotecnologia@ufes.br.

Mais informações sobre os processos seletivos estão especificadas nos editais anexados abaixo e nos sites de cada programa de pós-graduação.

Texto: Nábila Corrêa