Questão étnico-racial é debatida em seminário a partir desta segunda, 19

14/06/2017 - 17:36  •  Atualizado 19/06/2017 17:25

O departamento do curso de Serviço Social realiza nos dias 19 e 20 de junho o seminário “O Serviço Social e a questão étnico-racial". O evento tem início às 8 horas, no auditório Manoel Vereza de Oliveira, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

Durante os dias do seminário, as atividades serão realizadas no auditório Manoel Vereza e no Salão Rosa, ambos localizados no (CCJE), no Campus de Goiabeiras O evento não exige inscrição prévia.

A programação inclui palestras da professora do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Roseli Rocha e do professor e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Sérgio Pereira dos Santos, além de professores da Ufes e profissionais da área.

Também participam da organização do seminário o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (NEMPS), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (Nevi), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Coletivo de Estudantes Negr@s de Serviço Social. Apoiam o evento o grupo PET Serviço Social e o grupo Odomodê.

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a formação profissional, o evento não exige inscrição prévia e emitirá certificados aos participantes.

Confira a programação:

Segunda-feira – 19/06

Auditório Manoel Vereza:
8h40 – Credenciamento
9h – Mesa: O Debate Classe e Raça no Serviço Social, com a professora Roseli Rocha (IFF/Fiocruz) e o professor Sério Pereira dos Santos (UFMT)

Salão Rosa:
14h – Mandela: Roda de Conversa
Oficina com os docentes do curso

Terça-feira – 20/06

Auditório Manoel Vereza:
8h40 – Credenciamento
9h – Mesa: Exercício Profissional e Racismo Institucional, com a assistente social do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo (CEDDH- ES), Neiriele Marques, a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Espírito Santo (CREAS-ES), Meyrieli de Carvalho Silva, e a coordenadora do Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (CEAFRO) da Secretaria Municipal de Educação, Heloísa Carvalho.
14h – Mesa: Formação Profissional e Questão Étnico-Racial, com Suellen Cruz do Programa de Pós-Graduação  em Política Social (PPGPS) da Ufes.

Texto: Isabella Altoé e Vinícius Vianna (estagiários de Comunicação)