Ranking da Folha mantém a Ufes entre as 40 melhores universidades do País

09/09/2014 - 10:18  •  Atualizado 29/06/2022 18:14

A Ufes ficou na 31ª colocação no Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, que avaliou 192 universidades públicas e privadas do Brasil. O RUF foi publicado na última segunda-feira, 8, e avalia as instituições com base em cinco indicadores: qualidade de pesquisa, qualidade de ensino, inserção dos profissionais no mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

No ranking realizado em 2013, a Ufes ocupou a 34ª posição. A Universidade também registrou evolução nos itens pesquisa, inovação e internacionalização,

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, o resultado reflete o planejamento que está sendo executado. “Elaboramos um plano de metas que está sendo seguido de acordo com o planejamento, além do investimento que estamos fazendo em produções científicas e no processo de internacionalização por meio de parcerias com instituições estrangeiras”, avalia.

Metodologia

O RUF foi realizado pela primeira vez em 2012, quando a Ufes ficou na 32ª posição. A avaliação do RUF contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do MEC, o Inep).

Conduzido pelo Datafolha, o levantamento usa basicamente os mesmos critérios de ensino e mercado do ranking geral de universidades, mas com adaptações metodológicas para atender às diferenças de propósitos das instituições, que nesse caso incluem também os centros universitários e faculdades.

O ranking completo está disponível no endereço eletrônico http://ruf.folha.uol.com.br/2014/rankingdeuniversidades/

Por Thereza Marinho