Reitor da UFBA assume presidência da Andifes para o período 2019-2020

26/07/2019 - 17:24  •  Atualizado 30/07/2019 19:12

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, assumiu a presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para o período 2019-2020. A eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26, durante a Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade, realizada em Vitória nos dias 25 e 26 de julho.

Os reitores de universidades e institutos federais de ensino presentes à reunião também elegeram os demais membros da nova diretoria executiva, composta pelos reitores Edward Madureira Brasil (Universidade Federal de Goiás), 1º vice-presidente; Guida Aquino (Universidade Federal do Acre), suplente; Ricardo Marcelo Fonseca (Universidade Federal do Paraná), 2º vice-presidente; e Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega (Universidade Federal Fluminense), suplente.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, que presidiu a Andifes no período 2018-2019, apresentou um relatório de sua gestão e destacou que, mesmo com as dificuldades enfrentadas no período, buscou manter o respeito, a representatividade e o papel estratégico que a Andifes possui junto às demais instituições.

“Procuramos seguir as orientações e diretrizes desse conselho e lutamos para garantir a democracia conquistada e os direitos das nossas universidades. Sem a colaboração de todos não teríamos conseguido chegar até aqui, expressando e colocando as posições defendidas pela Andifes, que representa o sistema federal de ensino superior”, destacou.

O presidente eleito, reitor João Carlos Salles, apontou para os desafios de sua gestão. “O nosso desafio é ter uma Andifes forte. A Andifes preza pelo espaço público de debate e nosso desafio é continuarmos à altura da defesa firme, dialogada e clara de um sistema de universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade, direito e patrimônio dos brasileiros.”

Ele afirmou ainda que, na tarde desta sexta-feira, a diretoria da entidade vai redigir uma manifestação da Andifes sobre o que ele chamou de “princípios inegociáveis”: “No momento, a educação pública é, em muitos sentidos, inegociável. E nós vamos formular isso como orientação, no sentido de termos uma unidade e uma voz conjunta num momento tão difícil”.

Panorama

Nos dois dias da reunião, que contou com uma participação expressiva de reitores de todo o país, foram discutidos temas como o atual panorama financeiro das instituições federais de ensino superior, com o contingenciamento de recursos feito pelo Governo Federal, e sobre o Programa Institutos e Universidades Inovadoras – Future-se, anunciado pelo Ministério da Educação com o objetivo de criar um novo modelo de gestão dessas instituições.

O posicionamento da Andifes e encaminhamentos sobre estes pontos será expresso no documento a ser redigido pela diretoria.

Na foto, os membros da diretoria eleita: a reitora Guida Aquino e os reitores João Carlos Salles, Edward Madureira e Antônio Cláudio da Nóbrega. O reitor Ricardo Fonseca não pôde comparecer à reunião.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina