Reitor fala sobre realizações e aponta desafios para a Ufes em 2014

31/12/2013 - 14:05  •  Atualizado 09/01/2014 08:55

O gesto de se fazer o balanço de uma trajetória percorrida, invariavelmente nos permite compreender a real dimensão dos acontecimentos e, assim, atingir o equilíbrio necessário que nos posicione de modo mais seguro na direção do futuro. Por isso compartilhamos esta reflexão sobre o desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2013, marcado por indicadores muito significativos, transformações e avanços consistentes nos planos acadêmico e administrativo.

O foco da Ufes é a qualificação institucional, com a otimização dos recursos orçamentários, os investimentos em infraestrutura, a capacitação profissional, a eficiência administrativa e o desenvolvimento acadêmico. A universidade cresce em diferentes frentes e aprimora o seu produto essencial, que é a educação superior pública de qualidade.

Na graduação, estamos focados em atender as demandas da sociedade. Um exemplo são os dois novos cursos criados em 2013: a licenciatura em Educação no Campo e o bacharelado em Letras-Libras. Investimos fortemente em pesquisa na graduação, com a disponibilização de mais de 600 bolsas de iniciação científica, o que impulsionou a pós-graduação. Atuamos na mobilidade internacional como componente importante da formação acadêmica dos nossos estudantes, criando novas possibilidades de intercâmbio em instituições de ensino e pesquisa do exterior. Os convênios já alcançam 34 instituições estrangeiras. Na assistência estudantil, investimos cerca de R$ 15 milhões, oferecendo diversos programas que buscam garantir a permanência do estudante na universidade.

Tendo como diretriz o permanente e contínuo aperfeiçoamento da graduação, a Ufes deu início ao Programa de Avaliação dos Cursos de Graduação Presenciais, por meio do qual buscará envolver todas as unidades acadêmicas, para o detalhamento de quesitos fundamentais, como os indicadores de desempenho dos alunos, os currículos e projetos pedagógicos, os índices de reprovação e evasão, o desempenho na reserva de vagas, o acompanhamento de egressos, o comportamento do mercado de trabalho, entre outros, cujo trabalho visa obter a adequada sustentação para novas ações.

Na pesquisa e na pós-graduação a Ufes direcionou novos investimentos em 2013. Os indicadores revelam considerável evolução, como comprova a avaliação trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Divulgados recentemente, os dados revelam a elevação geral dos conceitos dos cursos de mestrado e doutorado. Na extensão universitária desenvolvemos cerca de 750 programas e projetos, com alcance em todos os municípios capixabas e contemplando cerca de 4 milhões de pessoas.

Estamos trabalhando no aperfeiçoamento da gestão do hospital universitário da Ufes. Por decisão do Conselho Universitário, contratamos a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para gerenciar o Hospital Universitário. Estamos em processo de concurso público para a ocupação de 737 cargos de diferentes níveis. Ampliamos a nossa produção cultural e estabelecemos processos mais eficientes de comunicação.

É importante destacar o empenho da equipe de servidores técnicos, professores e estudantes que, em seus níveis de atuação contribuem para que a universidade se fortaleça cada vez mais e supere os desafios. A Ufes tornou-se uma referência em educação superior no Espírito Santo e no país, produzindo ciência, tecnologia, inovação e assistência, com inúmeras razões para comemorar em 2014 a sua trajetória de 60 anos. Porque a Ufes é um lugar onde se constrói a cidadania.

Reinaldo Centoducatte