Reitor Reinaldo Centoducatte abre oficialmente a Semana do Conhecimento

18/10/2016 - 17:52  •  Atualizado 19/10/2016 22:25

O reitor Reinaldo Centoducatte abriu oficialmente a Semana do Conhecimento da Ufes nesta terça-feira, 18, em solenidade realizada no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE). Também estavam presentes a vice-reitora Ethel Maciel; o coordenador geral do evento, Armando Biondo Filho; e gestores da Universidade.

A solenidade contou ainda com uma apresentação cultural do viololista Fábio do Carmo, que interpretou a música Canção da paz, do capixaba Maurício de Oliveira.

A Semana do Conhecimento da Ufes é realizada até o dia 21 de outubro como parte das semanas Estadual e Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano aborda o tema Ciência Alimentando o Brasil.

A Semana reúne vários eventos já realizados pela Universidade, como a Jornada de Extensão e Cultura, a Jornada de Iniciação Científica e mostras de ciências. Para o professor Armando Biondo Filho, a união dos eventos é um marco histórico para a instituição e mostra o que há de melhor na produção acadêmica da Ufes.

O reitor Reinaldo Centoducatte deu destaque à novidade deste ano: a Mostra de Profissões, realizada a partir da antiga Feira de Cursos, mas em novo formato (veja matéria publicada em www.ufes.br). “Agora os estudantes interessados em saber mais sobre os cursos oferecidos pela Universidade poderão também ir ao Centro onde o curso é oferecido, conhecer as instalações e as opções de atividades relacionadas às graduações”.

Extensão

A 4ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura é uma das atrações da Semana do Conhecimento. Suas atividades envolvem desde apresentações de projetos e programas até variadas atividades culturais. A tenda da Jornada ficará instalada nos dias 19 e 20 de outubro, no estacionamento do Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras.

“Projetos como o Museu da Vida, Gaturamo Observatório Astronômico, Museu de Minerais e Rochas e até o Planetário Móvel são alguns dos exemplos de estandes que teremos na tenda durante a Jornada”, destaca a pró-reitora de Extensão, Angélica Miranda.

Paralelamente à mostra de projetos de extensão, uma variada programação cultural elaborada pela Secretaria de Cultura da Ufes agita a tenda. Músicos como André Prando, Juliano Rabujah, Yuri Guijansque e o grupo de Choro da Ufes se apresentam das 11h30 às 13h30.

Confira a programação completa no endereço eletrônico http://www.proex.ufes.br/conteudo/4%C2%AA-jornada-integrada-de-extens%C…

Iniciação Científica

A XXVI Jornada de Iniciação Científica reúne nesta quarta-feira, 19, os trabalhos de pesquisa de estudantes, bolsistas e voluntários vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, em uma tenda também montada em frente ao Teatro Universitário.

A Jornada conta com 597 estudantes que apresentam trabalhos em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Os 12 melhores subprojetos em cada grande área são indicados para uma exposição oral, a ser realizada no dia 11 de novembro.

No dia 26 de outubro será a vez de Alegre e São Mateus receberem a Jornada de Iniciação Científica, onde 362 estudantes terão a oportunidade de divulgar seus projetos e pesquisas. Em Alegre, o evento acontecerá na quadra de esportes; já em São Mateus, será próximo à Biblioteca, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

O diretor da Divisão de Iniciação Científica, Antônio Rocha Neto, destaca que, para a maioria dos estudantes, essa é a primeira vez em que eles apresentam um trabalho de pesquisa. “Para a carreira de um pesquisador, esse é um primeiro passo muito significativo. Além de responder aos questionamentos de professores e colegas, essa é uma grande oportunidade para que eles divulguem suas pesquisas e seus programas”, avalia.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação), Hélio Marchioni e Letícia Nassar