Reitor Reinaldo Centoducatte será reconduzido ao cargo nesta quarta-feira, 23

21/03/2016 - 18:04  •  Atualizado 23/03/2016 16:37

O professor Reinaldo Centoducatte será reconduzido ao cargo de reitor da Ufes nesta quarta-feira, dia 23, em solenidade na sede do Ministério da Educação, em Brasília, a partir das 15 horas. Ele estará acompanhado da vice-reitora, Ethel Maciel.

A portaria de recondução foi publicada no Diário Oficial da União último dia 14 de março, em atendimento à lista enviada em 22 de outubro de 2015 pelo Colégio Eleitoral da Universidade, constituído pelos Conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores. A lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor para o quadriênio 2016–2020 foi elaborara a partir do resultado da pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica em dois turnos, nos dias 22 de setembro e 6 de outubro.

Reinaldo Centoducatte é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Quando estudante, foi membro do Diretório Acadêmico Dido Fontes, do Centro Tecnológico. Atualmente é professor titular e leciona na Ufes desde 1979 no Centro de Ciências Exatas (CCE), onde exerceu diversas funções de natureza acadêmica e administrativas, como chefe do Departamento de Física e Química; chefe do Departamento de Física; conselheiro e diretor da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes); diretor do CCE; membro dos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Universitário (Consuni); e vice-reitor por dois mandatos – 2005 a 2008 e 2009 a 2011; reitor pro tempore (2011 a 2012); e reitor (2012 a 2016).

Já a professora Ethel Leonor Noia Maciel é graduada em Enfermagem pela Ufes, mestre em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutora em Epidemiologia pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Ela foi membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da CAPES por dois triênios, coordenou o Centro de Pesquisa Clínica do Núcleo de Doenças Infecciosas, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, e o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Ufes. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia, atua como docente na graduação em Enfermagem e na pós-graduação, e é coordenadora de área da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose. Desde fevereiro último integra o comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose.

Leia abaixo o texto publicado como plataforma para a pesquisa eleitoral que os indicou aos cargos de reitor e vice-reitora na gestão 2016-2020:

“O compromisso fundamental da chapa Somos Mais Ufes é trabalhar para ampliar e consolidar um projeto de Universidade democrática, inclusiva, plural e moderna, construído coletivamente por professores, técnicos-administrativos e estudantes. Queremos avançar no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação tecnológica, para além das conquistas alcançadas nos últimos anos".

“Promovemos ações direcionadas à valorização da atividade docente, dos servidores técnico-administrativos e da assistência estudantil; criamos as subprefeituras; as pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis; bem como as secretarias de Relações Internacionais, de Ensino a Distância e de Avaliação Institucional".

“Novas obras modernizaram a infraestrutura física. Dinamizamos a cultura; implantamos o Programa Pro-Pós; lançamos as bases para o desenvolvimento dos cursos de graduação e ampliamos a presença da Ufes na sociedade".

“Para seguir em frente, propomos implantar o Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento do Ensino; expandir a pós-graduação e a extensão; qualificar as políticas de gestão de pessoas e de assistência estudantil; desenvolver política institucional de esporte e lazer; consolidar a modernização da gestão administrativa, tornando-a mais profissional e ágil".

“Todos juntos, faremos uma gestão participativa, com qualidade, transparência, ética e compromisso com a sociedade. Somos Mais Ufes!”