Reitores da Região Sudeste discutem na Ufes a proposta de reforma ensino médio

07/11/2016 - 12:19  •  Atualizado 08/11/2016 19:15

Reitores das universidades federais da Região Sudeste e diversos profissionais da área de Educação participam nesta terça-feira, 8, no campus de Goiabeiras, do Seminário Andifes – Região Sudeste, que terá como tema central “A Reforma do Ensino Médio”.

O evento, que tem o apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e das instituições federais de ensino superior da Região Sudeste, vai discutir o ensino médio no Brasil e a atual proposta do Governo Federal de reforma conforme a Medida Provisória 746/2016.

A abertura do seminário será no Teatro Universitário onde, às 8h30, haverá uma mesa redonda com os professores Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Monica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que discutirão o tema “Ensino médio e a atual proposta de reforma: uma perspectiva histórica”.

Às 10h15, os professores Luiz Antonio Cunha, da UFF, e Eliza Bartolozzi Ferreira, da Ufes, conduzirão uma segunda mesa de debates especificamente sobe a proposta da Medida Provisória 746/2016.

Estudos

Além de palestras, o evento contará com três grupos de estudos. No auditório do Centro de Educação (CE) um grupo debaterá o tema “Tempo integral de estudos e o ensino médio”. No auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), os currículos do ensino médio estarão em discussão. E, no auditório do Centro de Artes (CAr), o debate será sobre as políticas de fomento do ensino médio. Todos os grupos de estudos iniciarão suas discussões a partir das 14 horas.

A plenária final terá início às 16h30, no Teatro Universitário. Outras informações também estão disponíveis no site www.andifes.org.br .

Texto: Jorge Medina